Os números são alarmantes: em Portugal, 14 mulheres são vítimas de violência doméstica todos os dias. Nesse sentido, a marca portuguesa Josefinas decidiu associar-se à APAV na criação de uma coleção de sapatilhas solidárias.
Podes sair é o mote da campanha, que pretende incentivar e dar esperança a todas as vítimas de abusos verbais e/ou físicos. Presente nas etiquetas, a frase destaca o número de mulheres que sofrem de violência doméstica, a faixa etária mais suscetível e a quantidade de mulheres que vivem em países onde abusos domésticos não são considerados crime. Esta mostra ainda os cuidados a ter – tal como as etiquetas de roupa – numa relação, por via dos símbolos: não há lugar para a violência, culpa, vergonha, intimidação ou controlo.
As Nações Unidas revelraram que mulheres entre os 15 e os 44 anos correm maior risco de violência doméstica do que desenvolverem um cancro ou terem um acidente de viação. Maria Cunha, CEO da Josefinas, afirma que “qualquer mulher pode ser vítima de violência. É extremamente provável, se não 100% garantido, que conheçamos alguém que é, ou que já foi, alvo de maus-tratos psicológicos, verbais ou sexuais. Na Josefinas, quisemos alertar para este flagelo, na grande maioria das vezes silencioso, e contribuir para a luta contra o mesmo.”
A coleção Podes Sair é composta por três modelos de sapatilhas e todas elas contêm a criativa etiqueta, “tal como uma peça de roupa trivial, parece tornar-se essencial que cada ser humano venha com uma etiqueta de ‘como cuidar’ para que não seja destruído por outra pessoa. As três sapatilhas You Can Leave partilham cinco símbolos que mostram como cuidar, e estão impressos para que ninguém se esqueça que numa relação, que deveria ter por base o amor, o cuidado e o respeito mútuo, não há lugar para violência, culpa, vergonha, intimidação ou controlo”, acrescentou Maria.
Por cada par de Josefinas vendido, a marca compromete-se a ajudar cinco mulheres vítimas de violência doméstica. O montante angariado destina-se às Casas de Abrigo da APAV para que mulheres em perigo tenham acesso a necessidades básicas. De acordo com o Responsável pela área da Violência Doméstica e de Género, e Supervisor Técnico da Rede Nacional de Casas de Abrigo da APAV, Dr. Daniel Cotrim, “há um reforço positivo de quem tomou a decisão de sair, de mudar a sua vida e de a reconstruir, que é muitas vezes complicado. Ao mesmo tempo, [a iniciativa] é dizer a outras mulheres que se encontram em processo de violência que é possível saírem, que é possível pedirem ajuda. Em Portugal, por dia, 14 mulheres são vítimas de violência doméstica, mas sabemos que estes números apenas refletem os casos denunciados. A campanha You Can Leave é uma mensagem de força e de esperança para todas as vítimas em silêncio”.
Vanessa Martins e Ana Sofia Martins são duas das figuras públicas portuguesas a apoiar esta causa, tendo-o já referido através das redes sociais. Cada par de sapatos está à venda por 298€.