Se é simpatizante do mundo da astronomia, vai ter uma agradável surpresa em breve.
De acordo com o site Old Farmer’s Almanac, espera-se que uma “Lua Rosa” seja visível mesmo antes do amanhecer (nos Estados Unidos) na próxima sexta-feira, 19 de abril.
Há apenas uma questão: o único planeta satélite da Terra não estará mesmo, mesmo, cor-de-rosa.
Mas calma. Antes de deitar o telescópio fora, lembre-se que os nomes confusos são algo recorrente. Por exemplo, a “Lua Morango”, que ocorre mais à frente no ano, não se assemelha a um morango. Aliás, nem sequer têm a mesma cor. É simplesmente como chamam os índios da América do Norte à Lua cheia de junho, já que representa a melhor altura para apanhar o fruto.
Tirando a questão da cor, o espetáculo não deixa de ser uma linda forma de sair à rua e celebrar a primavera.
Afinal, de onde vem o nome Lua Rosa?
Sabemos o que está a pensar: “se o cor-de-rosa não tem qualquer significado ou ligação ao que se passa, de onde vem este nome?”
Ora bem, o fenómeno da Lua Rosa acontece uma vez por ano, quando a Lua fica exatamente no lado oposto da Terra em relação ao Sol, e marca a mudança de estações: é a primeira Lua cheia da primavera no Hemisfério Norte e a primeira do outono, no Hemisfério Sul.
O nome está relacionado com uma flor cor-de-rosa chamada phlox, que tende a desabrochar nos Estados Unidos e no Canadá na mesma altura em que ocorre esta fase da Lua.
Há a possibilidade de a Lua mudar mesmo de cor?
Henrique Barbosa, físico e professor da Universidade de São Paulo, explicou ao VIX que sim, mas não como estamos a pensar. Assim como o o céu muda de cor, com base no reflexo da luz do Sol, a Lua também pode sofrer essa interferência.
Como posso vê-la?
De acordo com o Almanac, o pico do fenómeno acontece na sexta-feira, 10 de abril, às 13:12:18. Quer isto dizer que em Portugal não teremos a sorte de observá-la em todo o seu esplendor.
Contudo, se gosta de admirar o céu à noite, a única altura em que é possível ver a ‘Lua Rosa’, decore: a Lua entra nesta fase às 00H12m.