Há um novo (e bizarro) debate sobre higiene que está a tomar conta da internet.
Tudo começou quando o utilizador do Twitter Conor Arpwel partilhou uma sondagem em que perguntava aos seguidores se lavavam as pernas no duche. Mais de 850 mil votaram ‘sim’ (80%) ou ‘não’ (20%), sendo que a publicação somou mais de três mil ‘gostos’.
“Para que conste, eu lavo as pernas no duche, mas muitas pessoas aparentemente não o fazem,” acrescentou Arpwel.
Milhares de internautas comentaram o post e as opiniões sobre o assunto dividiram-se. Veja abaixo alguns dos argumentos apresentados pelos dois lados.
Equipa ‘Sim’
“Toda a gente que votou ‘não’, pensem nos tampos de sanitas em que se sentaram e lavem essas coxas”;
“Vocês entram mesmo no duche e não lavam as pernas? A vida é curta, mas não assim tanto” ;
“Mas quando entras no duche… por que motivo saltar as pernas?? Se lavares o teu carro e saltares as portas, será que lavaste mesmo o carro?!”
Equipa ‘Não’
“Acho que não é necessário lavar as pernas. Lava-se 3/4 e a água com sabão escorre [pelo corpo]. A não ser que, por algum motivo, estejas extraordinariamente sujo” ;
“Sou dermatologista e autora do #beyondsoapbook. Ele foca-se nos efeitos nocivos do sabão na pele e em como o excesso de limpeza levou a doenças como eczema, asma e alergias”;
“Elas estiveram seguras dentro das minhas calças o dia todo. Qual é o problema?” são apenas alguns exemplos das justificações dadas por pessoas que votaram no ‘não’.
Veredicto Final
Dito isto, parece que há uma resposta exata à questão colocada por Conor. Em 2017, a revista Women’s Health consultou um profissional de saúde para dar o seu parecer sobre o assunto – e a resposta é surpreendente.
“A não ser que as pernas estejam visivelmente sujas, não há necessidade de lavá-las diretamente com sabão ou gel,” diz o Dr. Joshua Zeichner , diretor de investigação cosmética e clínica em dermatologia no Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. “O produto que escorre pelo corpo é suficiente para remover a maioria da sujidade e suor que se acumulam durante o dia.”
Questão resolvida. Certo?