Saiu de casa sem as chaves, perdeu os seus óculos de sol favoritos ou, por acidente, apagou um trabalho inteirinho do computador? Há a possibilidade que seja muito esquecida ou, talvez, isto esteja relacionado com um corpo celeste a cerca de 80 milhões de quilómetros da Terra. Quer se preocupe com estas questões ou não, certo é que ao longo do ano há certos momentos em que Mercúrio – o planeta mais próximo do Sol no nosso sistema solar – é difícil de ignorar.
Saiba mais sobre o assunto, abaixo:
A ciência por trás do nome
Por ser maior do que a Terra, Mercúrio tem uma translação mais rápida do que a do nosso planeta e, por conseguinte, parece estar a girar no sentido contrário. Daí o nome Mercúrio retrógrado, que, no fundo, não passa de uma ilusão ótica. Para quem leva a astrologia a sério, representa uma altura em que a vida, provavelmente, sairá um pouco dos eixos.
Isto ocorre três vezes por ano, durante três semanas, sendo que a última de 2019 começa no dia 31 de outubro e termina a 20 de novembro.
Implicações astrológicas
“Mercúrio retrógrado é o único evento que afeta todos,” diz a astróloga Susan Miller à ‘Vogue’. “No entanto, realmente afeta mais Virgem e Gémeos, porque ele são regidos pelo planeta. Quando Mercúrio fica retrógrado, as condições estão em mutação, mas ainda não conseguimos ver a direção para a qual as coisas se movem. O mundo fica instável durante essa época”.
Para astrólogos, como Miller, a mudança de direção de Mercúrio pode ter consequências caóticas para nós aqui na Terra.
“Mercúrio rege peças que se movem”, explica. “Não deve comprar um computador, um carro ou um telefone enquanto Mercúrio estiver retrógrado porque provavelmente haverá algum problema com o objeto. E também não deve assinar nenhum contrato, já que irá descobrir que falta algo e mais tarde terá de renegociar. Também não recomendo um primeiro encontro durante o período retrógrado; a comunicação é afetada, então você pode escolher a pessoa errada”.
Manual de sobrevivência
De acordo com Miller, de uma perspetiva astrológica, Mercúrio não é tão condenado e obscuro como nos fazem acreditar.
“A astrologia é divertida, mostra possibilidades, e graças à internet, está mais popular do que nunca”, afirma. “No entanto, isso significa que há muitos astrólogos que talvez não tenham estudado durante muito tempo, assustando as pessoas desnecessariamente,” continua. “Se tiver um filho durante Mercúrio retrógrado, está tudo perfeitamente bem. Eu nasci com Mercúrio retrógrado!”
Então, se nem só de computadores e veículos avariados se faz Mercúrio retrógrado, o que mais há?
“É uma ótima oportunidade para voltar; voltar e revisitar velhos projetos, velhos conhecidos e colegas. Como humanos, gostamos de nos direcionar para frente, mas Mercúrio retrógrado é a oportunidade perfeita para parar e reavaliar.”
Dito isto, a astróloga aconselha alguma cautela.
“Gosto de me certificar de que sou muito muito cautelosa durante Mercúrio retrógrado. Verifico os horários de voos três vezes, tiro os meus brincos depois de uma noitada e guardo-os na mala antes de entrar no carro, para não os perder, e certifico-me de que tenho um cartão-de-visita na capa traseira do meu telemóvel, para que ele seja devolvido caso o perca.”