Com o objetivo de influenciar positivamente as crianças portuguesas e de lhes mostrar o potencial infinito das mulheres, a Barbie lançou o Programa Escolar Tu Podes Ser O Que Quiseres. Inspirando-se na “Dream Gap” – fenómeno que leva as meninas a acreditarem ser capazes de atingir menos que os rapazes, logo entre os 5 e os 7 anos de idade -, esta iniciativa procura combater a fase desafiante de autorreconhecimento. Como? Ora, são disponibilizados materiais didáticos para serem aplicados em sala de aula, e três escolas portuguesas terão a oportunidade de receber, em 2020, a embaixadora Mariana Monteiro para um momento inspirador.
De modo a entendermos melhor os objetivos deste projeto, conversámos com a responsável da Mattel Portugal, Sara Marçal. “Em 1965, quatro anos antes de o homem ir à lua, já existia uma barbie astronauta. E desde aí, nunca nenhuma mulher foi à lua. Mas desde 65 que as meninas podem sonhar que podem ser astronautas”, afirma, garantindo que a marca sempre procurou representar a capacidade de as mulheres poderem escolher.
“No ano passado, identificámos, num estudo mundial, que as meninas e os rapazes, até aos 5, 6 anos, igualmente sonham que podem ser o que quiserem. Mas a partir dos 6 anos, as meninas começam a duvidar delas próprias. Elas continuam a sonhar mas começam a achar que há profissões que não são de meninas, que não são para elas”, continua.
“[O projeto] vem cobrir uma lacuna que também identificámos: na escola, os livros não têm referências femininas poderosas. Em Espanha, por exemplo, contabilizaram e só 7% das referências históricas que estão nos livros são mulheres”, revela, acrescentando que, no material didático elaborado no âmbito do projeto, incentiva-se a introdução destas temáticas no ensino.
Sara acredita que ensinar às crianças, desde cedo, que podem ser, verdadeiramente, o que quiserem, pode ser o segredo para esbater a desigualdade de géneros. “Há muito trabalho para fazer. Muito ainda. Mas acho que é possível, claro que sim”, remata.
As incrições para o concurso educacional decorrem entre 16 de dezembro de 2019 e 21 de fevereiro de 2020. Para participar, as escolas terão de submeter no site um poster motivacional com quatro personalidades femininas da sociedade moderna, onde pelo menos uma seja portuguesa, que se tenham destacado em quatro áreas-chave: cultura, ciência, desporto e política. Os projetos vencedores, selecionados pela Mattel, serão anunciados dia 28 de fevereiro de 2020.