Aceitámos o convite do Circle, um novo ginásio localizado na zona de São Sebastião, em Lisboa, para fazermos uma aula. Queríamos perceber o que diferencia este espaço, criado por Noor Palma e Ernesto Feijo de Carvalho.
Logo à chegada, somos acolhidos na receção, caracterizada pela luz natural, linhas sóbrias e tons neutros. Noor Palma explica-nos que o Circle é mais do que um ginásio: é um espaço que quer potenciar o bem-estar. Daí o nome escolhido ser este, um círculo onde tudo se liga para se atingir o equilíbio. Este conceito procura melhorar o desempenho físico e mental através do movimento, alimentação, regeneração, conexão e reflexão. Sim, há uma forte aposta no exercício, que pode ser feito em diferentes moldes, mas também em avaliações corporais, consultas de nutrição, osteopatia e até debates e palestras.
Passeamos pelo espaço, que tem uma área de 850 metros quadrados distribuídos por dois pisos. O design minimalista impera em todo o local.
Os balneários garantem a privacidade, com cacifos desenhados com compartimentos e espaço suficiente para acomodar os pertences dos utilizadores. De destacar a disponibilidade de secadores e de alguns produtos de higiente numa parceria com a Body Shop.
As salas de treino chamam a atenção pelas cores mais escuras onde se destacam detalhes em tons mais fortes. Notamos logos que muitos dos equipamentos são diferentes dos que é habitual ver noutros ginásios. Existem passadeiras skillmill, máquinas de ski, assault bikes, mas são os espaços com tecnologia PRAMA que roubam a nossa atenção.
Noor Palma explica que o Circle é o primeiro espaço nacional com a tecnologia PRAMA. Esta inovação pretende levar o utilizador por circuitos otimizados que exploram o movimento. Pode ser usada por todos, até mesmo crianças ou pessoas com mais restrições. Com todas as apresentações feitas, chega a fase que nos põe à prova…
Vamos ao treino?
Vamos!
Ernesto é quem nos acompanha nesta experiência. Numa sala interativa, explica que vamos fazer três séries de uma sequência de exercícios que iriam fazer mover todo o corpo, com intervalos para descansar. As luzes e a música vão marcar o ritmo do treino. Tudo a postos? Sim!
Começamos pelo aquecimento, mais focado nas articulações e movimento. De seguida, começamos a primeira série, que é acompanhada pelos ecrãs disponíveis nas paredes, que mostram como se deve fazer o exercício e ainda o tempo que falta para o treino terminar. Ernesto acompanha tudo de perto, corrige posturas e incentiva a uma prática mais intensa, mas também bem-disposta.
A tecnologia PRAMA estimula ao mesmo tempo que diverte. É divertido apagar as luzes numa parede numerada, quase em jeito de competição, ou correr por uma pista de sprints acompanhado a iluminação aletatória. No final, um pequeno jogo que nos estimula para um último esforço e nos faz sair da sala com um sorriso. Afinal, foi cansativo, o corpo foi trabalhado e já há zonas doridas, mas foi também um momento muito divertido. Mesmo! À saída, a sensação é de satisfação, boa disposição e dever cumprido. E que bom é sair assim de um ginásio.
O Circle está localizado na Rua Marquês Sá da Bandeira, em Lisboa. A mensalidade de acesso ilimitado é de 89 euros. Uma aula individual tem o custo de 20 euros e acompanhamento por personal trainer é de 60 euros.
Contactos: 215 894 861/916 044 611