Se tem a sensação de que vê sempre as mesmas pessoas no seu feed do Instagram, há um motivo para isso. É mesmo verdade que a aplicação mostra mais umas contas do que outras.
A plataforma tem uma nova funcionalidade que permite que os utilizadores vejam quem são os seguidores “mais vezes apresentados no feed”, bem como aqueles com “menos interações”. A novidade, que já está disponível em Portugal, aparece quando clica no separador “A Seguir” do seu perfil.
A atualização é mais um esforço da empresa no sentido de levantar o véu sobre como o feed funciona. Isto porque uma boa parte dos utilizadores não ficaram satisfeitos quando a app trocou o feed cronológico por um algorítmico em 2016.
Apesar de a iniciativa acabar com parte do mistério que rodeia o algoritmo do Instagram, não permite fazer nada em relação ao mesmo. Quer isto dizer que quando consultamos as novas categorias, não podemos, por exemplo, mudar uma determinada pessoa de uma lista para a outra. Por enquanto, a única solução continua a ser interagir mais (ou menos) com as publicações de alguém para ter algum controlo sobre os conteúdos que vemos com mais regularidade.