Se gosta da combinação de atum e feijão frade, esta receita é para si. Filipa Gomes decidiu recriar o famoso prato e transformou-o numa espécie de croquetes, que podem servir de entrada ou, se preferir, como prato principal, acompanhados por “arroz de grelos de tomate ou de feijão, ou uma salada de folhas verdes”.
Eis a receita, partilhada pela própria:
1/2 cebola
1 mão cheia de salsa
1 ovo M
Sal&pimenta a gosto
1 lata média de atum em óleo ou azeite (200gr)
1 lata pequena de feijão frade cozido (são 260gr de feijão escorrido, caso queiram cozer o vosso próprio feijão)
1 splash de vinagre
1 fio de azeite
1 chávena de pão ralado
Óleo ou azeite qb para fritarNo processador juntam a cebola, a salsa e o ovo, sal e pimenta e trituram. Depois o atum, o feijão, vinagre e azeite e trituram. Depois o pão ralado necessário para ficar uma massa coesa. Mas atenção! Entre 2 a 4 colheres de sopa é suficiente. Mais que isso fica muito seco.
Misturam bem e moldam 15 bolas ou discos. Passam por pão ralado e levam a fritar numa frigideira com pelo menos 1 dedo de altura de óleo (ou azeite). (Também da para levar ao forno a assar a 180°, por 15-20’)
Quando já estiver bem dourado de um lado, viram para fritar do outro. Conforme ficam prontos, coloquem sobre papel absorvente.
E toca a servir com gomos de limão para refrescar. Fica óptimo com maionese ou iogurte natural com raspas de limão. Se for uma refeição, sugiro arroz de grelos de tomate ou de feijão, ou uma salada de folhas verdes.