Chegámos a junho, o mês do Orgulho LGBTQIA+. Neste âmbito, pelas redes sociais, vemos várias publicações bastante coloridas, a propósito da celebração do movimento, inclusive por parte de marcas. A Nickelodeon foi uma delas e, no Twitter, deixou uma mensagem que suscitou bastante o interesse dos fãs.
“A celebrar o Orgulho com a comunidade LGBTQ+ e aliados, este e todos os meses“, escreveu a empresa, junto a três imagens – uma, de Korra, personagem bissexual, outra do ator transgénero Michael D. Cohen, e outra de Spongebob Squarepants.
Ora, esta última levou o público a crer que o famoso personagem amarelo, da série lançada em 1999, é homossexual, como há muito se suspeitava. Por exemplo, num episódio, Spongebob e o melhor amigo Patrick chegam a adotar uma vieira abandonada, como se fossem um casal.
O facto de a página ter destivado a opção de comentários à publicação levou um dos fãs a afirmar: “Anunciam que o Spongebob é gay e depois desativam os comentários porque não há debate“. Apesar de tudo, o criador do show, Stephen Hillenburg, que faleceu em 2018, afirmava que o personagem pertencia à comunidade LGBTQ+ por ser assexual, não gay.