Geralmente, os portugueses pecam por não lanchar. Quem o diz é Iara Rodrigues, conhecida como a nutricionista dos famosos, que alerta para o facto de este hábito ser contraproducente e até mesmo prejudicial para a saúde.
“Se pensarmos no tempo que passa ente o pequeno-almoço e o almoço, ou mesmo entre o almoço e o jantar, muitas vezes, coincide com as quebras de produtividade, cansaço e alguma irritabilidade; as emoções todas decorrentes do trabalho ou de um dia mais intenso”, explica-nos.
Para além de interferir com os níveis de energia, ‘adiar a fome’ para a refeição seguinte também pode resultar em escolhas menos saudáveis, uma vez que o apetite, de mãos dadas com os impulsos, tende a falar mais alto. “É também [nessas alturas do dia] que as pessoas acabam por ir a uma pastelaria, a uma cafetaria ou a uma máquina de vending, que nem sempre têm as melhores ofertas”.
Escolhas do bem
Segundo a especialista, na prática, é muito simples dar a estes cenários. Existem inúmeros snacks rápidos e versáteis para o verão, desde a fruta – ou não fosse esta a altura do ano “em que mais fruta e mais cor existe” –, passando pelos iogurtes, aos dips de legumes. Se não consegue preparar os próprios lanches, dedicar algum do tempo passado nas superfícies comerciais a ler rótulos é essencial para garantir que leva as melhores opções para casa.
“Os ingredientes estão colocados por ordem, daquele que surge em maior quantidade para o que surge em menor quantidade. Isto significa que se nos primeiros três ou quatro ingredientes constar gordura, açúcar ou nomes estranhos, não devemos consumir esse produto, porque 80% da sua composição é menos boa“.
Para que os intervalos entre refeições deixem de ser uma dor de cabeça definitivamente, Iara Rodrigues partilha duas sugestões de snacks saudáveis e deliciosos com os leitores da ACTIVA, que prometem fazer as delícias de miúdos e graúdos.
Veja as receitas no vídeo, acima!