A Brinfer, plataforma portuguesa de Marketing de Influência, divulgou os resultados de um estudo sobre as marcas mais referenciadas na rede social Instagram em Portugal. Durante um ano, a empresa analisou os conteúdos das contas mais populares e todas as publicações de mais de 17 mil influenciadores, desde os mais pequenos às grandes celebridades. No total, monitorizou quase 1,5 milhões de posts e 16,5 milhões de stories para perceber como é que as marcas vivem na narrativa das pessoas com mais visibilidade e influência no País.
Os resultados do estudo “Top Brands Portugal” indicam que a BMW Portugal é a marca automóvel mais popular. A conta oficial da insígnia foi mencionada 744 vezes, entre stories e publicações. A Honda aparece em segundo lugar (649 referências) e a SEAT Portugal em terceiro (646). Já a Zara liderou de forma muito destacada o segmento da moda com 22.896 referências na rede social, sendo que a Stradivarius surge em segundo lugar (6.950 menções) e a gigante chinesa Shein em terceiro lugar (6.108 menções).
A Sephora é a marca de beleza com mais menções no Instagram. Ao longo de 2020, foi mencionada 2.505 vezes em publicações e 9.132 em stories, atingindo um total de 11.637 referências totais. A inglesa Look Fantastic ocupa a segunda posição com 5.338 referências e o pódio fica completo com a NYX Cosmetics, com um total de 4.431 menções.
Passando às marcas de hipermercados, o Lidl reúne mais referências. A cadeia alemã foi mencionada pelas contas mais populares do Instagram 5.491 vezes. O Celeiro aparece no segundo lugar desta lista, com 3.763 menções, e o Continente em terceiro, com 3.763 referências.
Por fim, passando à categoria de eletrónica, a Canon lidera ao ser mencionada 4.325 vezes (2.948 publicações e 1.377 stories). O segundo lugar é ocupado pela Huawei, com 3.476 menções, seguido pela Foreo, com 2.854 menções no total do ano.