Acaba de chegar ao mercado a WISSI uma marca portuguesa de algas marinhas, que nos ajuda a trazer para a nossa mesa uma seleção de vegetais marinhos que combinam um enorme potencial gastronómico com benefícios incalculáveis para a saúde. Mas como é que se usam algas na nossa alimentação? Essa é uma questão familiar à maioria de nós, que já ouvimos falar do importante valor nutricional deste alimento, mas que muitas vezes hesitamos porque na verdade não sabemos o que fazer com as algas.
Por isso mesmo, no site da WISSi há uma série de receitas fáceis que nos ajudam a incorporar este alimento nos nossos pratos. Aqui ficam dois exemplos simples e deliciosos disso mesmo.
Smothie de Algas
Ingredientes:
10g de Algas secas / 75g demolhadas
1 pêra rocha madura
150 ml de água
1 banana madura
3 pedras de gelo picado ou moído
Fruta a gosto a acompanhar.
Preparação:
Demolhe as Algas secas em água fria por 5-10 minutos, permitindo a sua expansão. Escorra a água passando as Algas por água corrente.
Abra a banana e corte a pêra em pedaços.
De seguida junte todos os ingredientes num liquidificador, e triture tudo até conseguir uma bebida aveludada e homogénia.
Verta para um copo, e beba na altura. Pode ainda acompanhar, ou não, com frutas.
Taco de chilli com algas
Ingredientes:
700 g de carne picada
200 g de polpa de tomate
10g de Algas secas / 50g demolhadas
2 latas grandes de feijão vermelho
5 tacos de milho de compra
0,5 dl de azeite
1 cebola
3 dentes de alho
1 malagueta
Sal q.b.
Preparação:
Demolhe as Algas secas em água fria por 15-20 minutos, permitindo a sua expansão. Escorra a água passando as Algas por água corrente.
Num tacho coloque a cebola e os dentes de alho previamente descascados e picados.
Coloque as Algas em água a ferver durante 10 minutos
Leve o azeite ao lume até alourar. Adicione a carne picada, tempere de sal e mexa até a carne ganhar cor.
Lave a malagueta, abra-a ao meio, retire as sementes e pique-a.
Adicione a malagueta ao tacho, assim como a polpa de tomate.
Por último, junte o feijão com o caldo, e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até que fique cozinhado e apurado.
Retire do lume separe o preparado pelos tacos, decore a gosto juntando as Algas trituradas e sirva por exemplo acompanhado com arroz branco.
Entre as “estrelas da companhia” da WISSI conta-se a Alface do Mar, que se apresenta em três versões: fresca e pronta a consumir, desidratada e ainda na versão aromática. Já o Chorão do Mar, crocante e intenso, com sabor a lembrar percebes é ideal fresco, e para preparação de tempuras e caldos de cozinha, mas também serve para dar um toque especial a arrozes ou papas. A estas junta-se o Wakame, a mais popular alga marinha, que se presta na perfeição ao consumo em fresco nas saladas, mas também em massas e sopas; o Esparguete do Mar, de sabor delicado e característico, que surpreende quando consumido desidratado ou em conserva; e o Kombu, com propriedades muito semelhantes às algas “kombu” japonesas, que constitui, quando fresca e seca, uma alternativa natural ao sal marinho, ajudando na cozedura e na digestão das leguminosas podendo igualmente ser ingerido.