Desde 2020 que o mundo deu uma enorme – e imprevisível – volta. Desde os relacionamentos interpessoais, à forma como trabalhamos, muito mudou. Focando-nos neste último tema, a verdade é que o teletrabalho surgiu como solução (ou obrigação) para várias empresas. Ainda assim, um ano depois, ainda nos é difícil habituarmo-nos a certas condicionantes.
Para vários trabalhadores, a imposição de limites quando se trabalha em casa pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Por isso, há que adotar algumas estratégias para separar com sucesso a vida pessoal da profissional, garantindo que dedica o devido tempo a cada uma. Fique com as 5 dicas que se seguem:
1. Mude de roupa
Quer seja uma pessoa de se levantar e começar a trabalhar de pijama, ou se só conseguir trabalhar vestindo-se “normalmente” quando acorda, é importante mudar, pelo menos, uma peça de roupa. Por exemplo, se trabalhar de pijama, experimente usar uma camisola diferente por cima e, ao final do dia, trocá-la pelo robe. Se se vestir normalmente, vista o pijama ou um fato de treino à tarde. Isto pode funcionar como um sinal para o seu organismo que está na hora de se desligar do trabalho.
2. Mude de espaço
Mesmo se trabalhar num apartamento pequeno, opte por mudar de divisão no final do dia, sempre que possível – mesmo que só o faça por uma hora, por exemplo. Isto pode ajudá-la a fazer a pausa necessária para conseguir recarregar adequadamente energias para o dia seguinte. Se não conseguir mudar de divisão, tente, pelo menos, afastar da vista quaisquer objetos que associe a trabalho, seja o computador ou um bloco de notas.
3. Desligue o computador
De modo a evitar lembretes não solicitados de trabalho – como emails “fora de horas” -, é uma boa ideia desligar os principais dispositivos de trabalho, como o computador, assim que dá o dia por terminado. Se possível, afastar-se do telemóvel por um período de tempo também ajudará a estabelecer esta divisão entre o dia de trabalho e o merecido (e necessário) descanso.
4. Faça exercício
Sabemos que o exercício físico é um poderoso anti-stress. Por isso mesmo, usar a prática de desporto assim que acaba de trabalhar como sinalização do final do dia de trabalho também é uma excelente opção. Não só se sentirá melhor e mais revigorada após o treino, com os músculos mais relaxados, como este a ajudará a descansar melhor, para se sentir com mais energia no dia seguinte.
5. Mantenha um ritual de bem-estar
Ter algo pelo que ansiar no final de um dia de trabalho pode dar-nos uma motivação extra. Por isso mesmo, esta pode ser uma boa forma de dar como terminado o dia de trabalho. Não importa o que seja – encontre um hobby que lhe dê prazer, seja um banho de imersão, pintar, escrever, experimentar receitas novas, e tenha esse objetivo em mente para assim que terminar de trabalhar.