Um basco e uma milanesa decidem abrir um bar de cocktails em Lisboa. Nasce então o Quattro Teste, espaço que a Activa.pt visitou esta semana.
Um espaço moderno, de decoração simples mas acolhedora, que nos deixa confortáveis. A simpatia dos proprietários, Alf del Portillo e Marta Premoli, salta logo à vista. Ele está atrás do balcão, a preparar as bebidas, ela na cozinha, a confecionar os pintxos que começam a ser pedidos. Uma azáfama que não os impede de cumprimentar quem chega com um sorriso.
Ao olhar para a carta, percebemos que Alf e Marta quiseram trazer para Lisboa a paixão por cocktails e também a cultura em que cada um cresceu. Ele é natural do País Basco, Espanha, e tem alguns truques na manga que aprendeu nos bares onde trabalhou. Ela é de Milão, Itália, e sabe bem quais os sabores que fazem sucesso e podem agradar. Uma fusão interessante e que marca a diferença.
A lista de cocktails é variada e apelativa. Pedimos aqueles que são mais pedidos pelos clientes. Alf começa por preparar um Negroni (8 euros), o bestseller da casa, que contém gin Greenall’s, vermute Carpano Classico e licor Campari e é servido num copo baixo com laranja, que confere um tom cítrico.
Ficamos a saber que o Kalimotxo (8 euros) está no segundo lugar do pódio de pedidos. Trata-se de uma bebida de grande sucesso no País Basco, composta por partes iguais de vinho tinto e coca-cola. Alf adicionou um toque de framboesas e uma rodela de limão, obtendo um sabor que mistura o ácido com o doce e frutado.
Nesta primeira visita ao Quattro Teste, damos ainda oportunidade a mais um cocktail. Alf aconselha o Usoa (9,5 euros), que contém Astobiza txakoli, Tio pepe, sumo de toranja rosa e gasosa Three Cents Pink Grapefruit. Uma combinação que se revela fresca, amarga e frutada.
Além dos cocktails alcoólicos, o bar tem ainda opções sem álcool, vinhos, cidra basca e uma seleção de cervejas.
A grande força do Quattro Teste são as bebidas, mas tal não significa que não seja possível trincar algo ao mesmo tempo. Existe uma seleção de pintxos disponíveis para acompanhar o cocktail que escolher. E o que são pintxos? São pequenos snacks tradicionais do norte de Espanha, essenciais nas cartas de bares. Iguarias que são apreciadas em momentos de convívio, a acompanhar uma bebida.
Não podemos deixar os pintxos de parte. Provamos uma fritura de polenta com molho de gorgonzola (4 euros), que se revela crocante, sem gordura e apetitosa. Entre bebidas, degustamos ainda os Huevos rotos (3.5 euros), uma iguaria em pão crocante com batata frita cortada em rodelas, presunto e ovo de codorniz.
O Quattro Teste revela-se um espaço ideal para tomar uma bebida e um momento de convívio antes ou depois de um jantar. Um bar agradável localizado na zona histórica da capital e gerido por duas pessoas dotadas de grande simpatia e vontade de bem servir.
Morada: R. de São Cristóvão 32, 1100-177 Lisboa
Horário: Segunda, terça e quinta: 17h – 01h | Sexta e sábado: 17h – 02h | Domingo: 17h – 00h (Cozinha aberta das 17h às 22h). Encerrado à quarta-feira.