XXL by Olivier é o mais recente restaurante nas mãos do chef Olivier da Costa. Um espaço icónico junto à Assembleia da República, em Lisboa, que outrora era conhecido pelo nome XL. Contudo, fechou durante a pandemia e foi agarrado por Olivier, que reinventou o conceito já existente. A inauguração aconteceu em novembro do ano passado e desde então tem sido um local que tem dado que falar.
A Activa.pt foi conhecer o restaurante e saiu de lá com uma certeza: a qualidade e a quantidade estiveram de mãos dadas ao longo de toda a refeição.
O ambiente é distinto e glamoroso, remetendo para a história do local, mas o convívio que se vive na sala faz perceber que este é um espaço ideal para passar uma boa noite entre amigos. O menu tem como base a cozinha mediterrânea, mas cada prato apresenta um twist, cruzando o que já é conhecido com a novidade proporcionada por ingredientes inesperados ou formas de confeção ligeiramente diferentes.
A refeição foi iniciada com um tradicional cesto com variedade de pão e manteiga fresca (5 euros). Seguiram-se as entradas: uma Alheira de Caça (8 euros) e um Croquete de Rabo de Boi (12 euros), dois elementos que remetem à tradição portuguesa e que encantam pelo sabor.
Para prato principal, uma Picanha de Tamboril (49 euros), que foi mais do que suficiente para duas pessoas. O peixe era fresco e saboroso, ganhando com o molho de beurre blac e pico de galo com que era servido. A acompanhar, um arroz rico delicioso, com verduras e frutos secos.
Para terminar, aceitamos a sugestão de Soufflé de Ferrero Rocher (12 euros), um doce que surpreendeu e que vinha acompanhado por gelado. Com os cafés a encerrarem a refeição, percebeu-se que se tinha passado por uma experiência gastronómica proporcionou uma mistura entre familiaridade e sabores novos. Tudo isto em fartura e sem que se sentisse que algo ficou a menos.
Da carta ficaram a faltar provar muitas iguarias que também chamaram a atenção. Nomeadamente o Bitoque de Lagosta, os Soufflés, a Açorda de Gambas, as Iscas à Portuguesa, o Ris de Veau, as Costelinhas de Cordero Lechal, o Bacalhau à Lagareiro, o Magret de Pato ou os filetes de Peixe Galo.
Abertos todos os dias. Segundas, terças e quartas das 19.30h às 1.30 e quintas sextas, sábados e domingos das 19.30h às 2h.
Reservas: 911 807 513 e aqui.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.