Segundo um inquérito realizado pela Mattress Advisor, que incluiu 1000 homens e mulheres, a maioria dos americanos muda os lençóis da cama a cada 24,4 dias – o que equivale a cerca de três semanas e meia. Se costuma mudar todas as semanas: é precisamente isso que deveria fazer. Mas nem toda a gente o faz.
Quando falamos de almofadas, o cenário ainda piora, podendo mesmo passar-se anos sem que alguém lave a almofada com que dorme na cama. Recentemente, um vídeo tornou-se viral no TikTok por isso mesmo: uma mulher reclamou que o namorado se recusava a mudar de almofadas e que nunca as tinha lavado em 10 anos!
O vídeo acaba por mostrar a mesma pessoa a lavar as almofadas – que estavam manchadas – sem o namorado saber, deixando-as com um aspeto bastante limpo, no final. Escusado será dizer que se iniciou todo um debate nas redes sociais acerca da frequência adequada para a lavagem das almofadas.
Citada pela Health, Anna Harasim, fundadora da Anna’s Cleaning Service, em Nova Iorque, afirma que deve lavar as almofadas pelo menos uma vez por ano. Porém, as almofadas de espuma viscoelástica (memory foam) ou gel não devem ir à máquina, já que “podem ficar demasiado pesadas com a água e danificar o eletrodoméstico”.
Nesses casos, deve apenas lavar as capas das almofadas na máquina e, quanto à almofada em si, poderá aspirá-las, limpá-las com um pano ensaboado ou colocá-las na máquina de secar, num ciclo sem calor, por cerca de 20 minutos. De acordo com Anna, todas as almofadas que podem ir à máquina devem ser lavadas num ciclo delicado, com 400 rotações no máximo – e não dever ir mais de duas almofadas de uma vez.
As almofadas não lavadas podem mesmo afetar a nossa saúde?
Jeffrey Fromowitz, dermatologista, explica que não só as capas, como também as próprias almofadas carregam quantidades significativas de restos de pele, já para não falar dos ácaros, que podem levar a reações alérgicas, desconforto, comichão. É, sobretudo, nesse sentido que podem afetar a nossa saúde.
Além disso, uma almofada não lavada pode afetar o nosso sono. De acordo com o otorrinolaringologista Nelman Low, “Dormir com uma almofada limpa é mero bom senso. Uma almofada limpa, confortável, pode tornar o nosso sono muito mais fácil”.