
@Maria Mattos
Inaugurado em setembro de 2021, o Re’tasco já é uma verdadeira referência entre os melhores restaurantes lisboetas. Situado na freguesia de Benfica, oferece vários pratos típicos da gastronomia portuguesa, destacando-se os cortes premium e as carnes maturadas.
O número 13 da Estrada do Calhariz de Benfica recebe-nos num ambiente elegante, em tons claros, onde não faltam as referências vinícolas, que nos envolve em toda a experiência gastronómica que se segue. Tem ainda esplanda e consegue sentar 120 pessoas – o que não tem sido difícil, já que são raros os dias em que a casa não enche.
E não é para menos! Afinal, a qualidade da comida, bem como do serviço, são os principais fatores que nos fazem regressar a qualquer espaço de restauração – e o Re’tasco tem pontuação máxima em ambos. O casal Filipe e Vanessa Marques, que tem mais de 14 anos de experiência no mercado, dá a cara pelas iguarias (mas não só). Ele está à frente da gestão do restaurante e do menu e ela da parte da doçaria.
“Abrir um restaurante de comida portuguesa reinventada com o componente das carnes e dos vinhos era um sonho antigo. Pensamos em cada pormenor, do cardápio à leveza da decoração, passando pelo atendimento de qualidade, tudo para oferecer uma experiência inesquecível do início ao fim. A nossa ambição é ser um lugar de destino, de clientela fidelizada, para comer sem pressa”, afirma Filipe.
Neste espaço. podemos deliciar-nos, para começar, com um couvert, que inclui um saquinho com pães variados, paté de favas com chouriço Moura, azeitonas e manteigas caseiras. Nas entradas, também há, entre outras especialidaddes, croquetes de polvo com maionese e tinta de choco ou lingueirão à bulhão pato.
A trouxa de gambas com esfarrapado de courgette e cenoura em massa filo é um dos pratos mais pedidos, entre aqueles disponíveis na carta de peixe. Mas também há um imperdível bacalhau assado à lasca, acompanhado de puré de favas e batatinhas a murro.
Nas carnes preparadas no carvão, não pode perder a picanha da raça japonesa Wagyu com mil-folhas de batata gratinada ou o nobre Wagyu Kagoshima Steak, servido com batata à moda da casa e tiborna de grelos. Na parte das maturadas, há iguarias como tomahawk de vitela maturada com batata e tibornas de grelos ou o suculento t-bone de quase 1 quilo. Para partilhar, a sugestão é a rapsódia de carnes (2 quilos), que se derretem na boca.
@Maria Mattos @Maria Mattos @Maria Mattos
Para quem segue (ou prefere) uma dieta vegetariana, as sugestões são o risoto de cogumelo com tofu salteado ou o hambúrguer de soja e beterraba grelhado com batata e salada mediterrânea. Para os veganos, há um delicioso cesto de massa filo com ratatouille de legumes e seitan.
A carta de vinhos acompanha o vasto menu e inclui opções de todas as partes do país. Já na doçaria, a atenção é a mesma que a dada à carta principal, com sobremesas típicas – mas também irreverentes, como é o caso do imperdível (e único) arroz de sushi em caramelo de manteiga e crumble de pistácio. Uma junção de sabores que só encontra no Re’tasco – e que não quererá deixar de provar. Também encontra delícias como o pudim abade de priscos em carpaccio de abacaxi com redução de tomate e manga ou as clássicas farófias de antigamente.
@Maria Mattos @Maria Mattos
Uma visita ao Re’tasco termina com um sorriso e barriga cheia. Não há como não querer voltar a este espaço que cumpre aquilo que promete (e até supera expectativas) – e a isso mesmo deve todo o merecido sucesso que está a ter. Em setembro, apaga a primeira vela – e, com certeza, muitas mais se seguirão.