Vamos lá falar. Talvez não queira ter esta conversa agora, deitada na toalha, com o sol a incidir sobre os seus abdominais que, embora de momento ociosos, denunciam algum trabalho ao longo do ano. Talvez não esteja a planear voltar aos treinos tão cedo – a sua temporada ativa é de março a junho –, ou a intenção seja regressar em setembro, só depois das conquilhas afogadas em azeite e das caipirinhas. Ainda assim, é bom que aproveite este momento de descontração para rever algumas lições sobre exercício – esteja à vontade para, entretanto, dar umas dentadas na bola-de-berlim com recheio de Oreo – a fatura será cobrada a 90 dias (o livro que está a ler não diz que deve viver o momento presente?).

Apresento-lhe Raquel Antunes, personal trainer e criadora da Boost Plan, uma aplicação de treino criada especialmente para mulheres, a pensar nas nossas preferências e necessidades. “Mesmo antes da pandemia decidi começar a planear a minha primeira aplicação de treinos para me permitir alargar o meu leque de clientes e conseguir chegar a quem não podia treinar comigo em estúdio, fosse por falta de vagas ou pela distância. Foi aí que se deu início a um projeto que veio a crescer em plena pandemia e que completou em maio dois anos.” No final do último confinamento decidiu encerrar o seu estúdio de treinos e hoje a sua atividade profissional está toda ligada ao mundo digital.

Desculpe, pode repetir?

Desde já aviso: é preciso ter cuidado com a Raquel, conhece-nos de ginjeira, toda as nossas manhas e desculpas. A mais frequente é o tempo. “Ou melhor, a falta dele. Esta é também uma das minhas ‘lutas’ ao tentar mostrar que em 10 minutos podemos fazer um treino eficiente, porque 10 minutos são melhores que minutos nenhuns. Se estamos a fazer o jantar, se estamos a olhar para o telefone, se temos um bocadinho antes do pequeno almoço ou antes do banho, força! Façamos esses minutos contar, sem complicar muito.”

A impossibilidade de frequentar o ginásio, seja por falta de tempo ou de dinheiro, também é uma desculpa que caiu por terra com a pandemia. “Treinar em casa é cada vez mais uma aposta nos dias de hoje. Facilita toda a logística diária, não precisamos de vestir/despir (qualquer coisinha serve), não perdemos tempo em deslocações e não precisamos de investir numa mensalidade.” E não é preciso uma fortuna para montar um ‘cantinho de treino’ básico em casa, já que não precisamos de muito material para que o exercício seja eficaz. “O treino com o peso corporal pode surpreender, desde que saibamos o que fazer e como fazer! Já para não falar que com um garrafão temos inúmeras opções para nos desafiarmos. Definitivamente a falta de material não pode ser uma desculpa.” Se tiver de escolher só um acessório, Raquel aconselha um par de halteres, mas se a ideia é ir um pouco mais longe, acrescente à lista “uma banda elástica (existem diferentes intensidades), que nos permitirá fazer treinos muito completos e para qualquer grupo muscular e umas  minibandas, também elas com opções de diferentes intensidades e que podem ser utilizadas para vários exercícios (não apenas de parte inferior). Com estes três, podemos fazer qualquer treino e o melhor, em qualquer lugar com o mínimo de espaço necessário.”

Home alone

Claro que treinar sozinha não é para todas, já que quem só agora está a iniciar a carreira de atleta pode ter alguma dificuldade em perceber a forma correta de fazer os exercícios. E se é para fazer mal, então o melhor é continuar no sofá a exercitar os dedos no comando da televisão. No caso de optarem por uma app de treino, é possível, em muitas delas, recorrer à funcionalidade que exemplifica a forma correta de fazer cada um dos exercícios. “É importante, sobretudo para um praticante mais inexperiente, que realize os exercícios com calma e que entenda quais os músculos que se pretende exercitar ou focar.” Um espelho também pode ajudar a manter a postura desejada, mas há casos em que faz mais mal do que bem, alerta Raquel. “Por exemplo, olhar para o espelho no momento da descida de um peso morto, provocando uma hiperextensão cervical.”

Roma e Pavia…

A senhora com a bola-de-berlim na toalha de praia, aquela que muito provavelmente voltará aos treinos em março de 2023: há grandes probabilidades que, quando chegar a altura, cometa todos os erros nomeados pela nossa personal trainer de serviço. Como vai querer recuperar o tempo perdido, cairá na tentação de treinar todos os dias, por exemplo, não respeitando o tempo de descanso recomendável entre sessões que trabalham o mesmo grupo muscular. “Geralmente, quando temos uma zona do corpo que gostaríamos de ver a evoluir, tendemos a concentrar os nossos esforços nela, como por exemplo: treinar a parte inferior todos os dias para conseguir umas pernas e/ou glúteos mais firmes. Isto é um erro, pois desta forma não estamos a trabalhar na nossa potencialidade máxima e muito menos conseguimos que haja a recuperação necessária à evolução. Como eu costumo dizer: o descanso faz parte do treino!” Maratonas de duas horas também são de evitar, já que overtraining só vai fazer com que desista mais rapidamente de fazer o que quer que seja. Quantas vezes não vimos nas redes sociais pessoas que tanto se levantam às seis da manhã para ir correr como passam meses sem mexer uma palha?!

Outra cena típica é a de desatar a fazer abdominais quando o tempo começa a aquecer e a chamar pelos biquínis e tops da estação. “Sabemos que não existe a redução de gordura localizada por meio de exercícios específicos ou localizados, relembrando ainda que a nutrição desempenha (em qualquer objetivo) um papel fundamental para determinado resultado. Desta forma, treinar os grandes grupos musculares, independentemente do estilo de treino que se adota, será sempre o mais eficiente. E, claro, se possível e dependendo da necessidade, fazer algum extra, como: caminhada, corrida, bicicleta ou qualquer outra atividade predominantemente cardiovascular para complementar o treino de força.”

Treinar em férias, sim ou não?

“Depende! Gosto de recomendar às minhas alunas que aproveitem as férias precisamente para descansar, para sair da rotina habitual, para recarregarem baterias e voltarem depois com mais afinco para os desafios da rotina diária, incluindo treino.” Mas, antes que a senhora a apanhar banhos de sol avance agora para a língua-da-sogra, é preciso dizer que isso nem sempre significa parar por completo. “Fazer pausas de tempos a tempos pode ser muito proveitoso, especialmente para quem treina o ano inteiro de forma constante e intensa! Portanto diria que, depende, o treino pode assumir várias formas… Exemplo: alguém que treine musculação o ano todo pode aproveitar para durante as férias fazer uns treinos de yoga, andar de bicicleta, nadar! Enfim, manter-se ativa de outras formas.”

O mesmo vale para a alimentação, ou seja, nas férias há luz verde para quebrar algumas rotinas (assumindo que não tem três meses seguidos  de folga, obviamente). “Quanto aos resultados em si, eles não se desvanecem por fazermos uma pequena pausa durante as férias, sendo que esta também é uma altura em que nos mantemos tendencialmente mais ativas e dispostas. Haver um equilíbrio é sempre o mais importante, sabendo que é natural que estejamos mais libertos no que toca a rotinas ou restrições.”

Mais do que incentivar ao treino, Raquel Antunes gosta de falar em rotinas saudáveis, e é neste esforço de passar a mensagem aos portugueses que a personal trainer tem colaborado com marcas como a Sport Zone. “Ainda existe o hábito de treinar para alturas específicas, seja o verão ou datas especiais (como casamentos) e por isso é fundamental que seja passada a mensagem de que o treino deve fazer parte de um estilo de vida, ele é muito mais que a busca de um resultado estético, embora este seja, na minha opinião, de grande importância, uma vez que tem o poder de nos conferir uma melhor e maior autoestima, amor-próprio e confiança. Mais saúde de dentro para fora, mais energia, melhor capacidade de resposta aos desafios da rotina diária ou até mesmo a contribuição para a construção de toda uma estrutura emocional e psicológica, são aspetos importantes que o treino nos confere, e desta forma ele deve ser visto como uma prática a ter durante todo o ano, ou melhor, deve ser para toda a vida!”

Corpo inteiro ou por grupo muscular?

“Ambas são válidas! Treinos de corpointeiro (os full body) são especialmente úteis para quem treina menos vezes por semana (2/3) ou até para quem prefira repetir grupos musculares mais vezespor semana, desde que o faça com pelo menos 1 dia de intervalo entre si, para que não comprometa a recuperação muscular. Se temos mais disponibilidade para treinar ou se precisamos de dar especial atenção a cada grupo muscular, nesse caso podemos optar por selecionar um dia para cada grupo e dessa forma tornar o treino mais incisivo e detalhado. Esta é uma estratégia bastante utilizada para quem pretende aumento de massa muscular.”

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Zeekr: Nova bateria para elétricos carrega até 70% em apenas nove minutos

Zeekr: Nova bateria para elétricos carrega até 70% em apenas nove minutos

Moda: Planeta vermelho

Moda: Planeta vermelho

A transformação na Logística & Transportes

A transformação na Logística & Transportes

Taxa de mortalidade infantil em Setúbal é superior à media europeia, em contraste com resto do País

Taxa de mortalidade infantil em Setúbal é superior à media europeia, em contraste com resto do País

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Bosco: O novo restaurante do Porto é um lugar para todas as horas

Bosco: O novo restaurante do Porto é um lugar para todas as horas

Em terra de e-commerce, quem domina o digital é rei

Em terra de e-commerce, quem domina o digital é rei

Celebridades assistem ao desfile de alta-costura da Dior, em Paris

Celebridades assistem ao desfile de alta-costura da Dior, em Paris

JL 1418

JL 1418

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em "O Crime do Padre Amaro"

11 filmes candidatos aos Oscars para ver no cinema

11 filmes candidatos aos Oscars para ver no cinema

Adeus, Trump... olá, Portugal! As histórias dos americanos em busca de refúgio

Adeus, Trump... olá, Portugal! As histórias dos americanos em busca de refúgio

Arte contemporânea de todos os tempos

Arte contemporânea de todos os tempos

30 anos de compromisso e confiança, 450 mil clientes protegidos

30 anos de compromisso e confiança, 450 mil clientes protegidos

As imagens das cenas de sexo lésbico de Margarida Corceiro na TVI

As imagens das cenas de sexo lésbico de Margarida Corceiro na TVI

Tesla lança Powerwall 3 em Portugal, uma bateria que permite poupar até 1000 euros por ano

Tesla lança Powerwall 3 em Portugal, uma bateria que permite poupar até 1000 euros por ano

Para livros e não só, seis estantes que dão nas vistas

Para livros e não só, seis estantes que dão nas vistas

Quantos mortos até ao final século devido a temperaturas extremas? Dados oferecem resposta avassaladora: 2,3 milhões só nas cidades europeias

Quantos mortos até ao final século devido a temperaturas extremas? Dados oferecem resposta avassaladora: 2,3 milhões só nas cidades europeias

Explica-me como se eu tivesse 8 anos!

Explica-me como se eu tivesse 8 anos!

Os melhores

Os melhores "looks" da 67.ª gala dos Grammys

Xpeng apresenta 'carro voador' com autonomia de mil quilómetros

Xpeng apresenta 'carro voador' com autonomia de mil quilómetros

Respirar ou sobreviver?

Respirar ou sobreviver?

Kate Middleton acompanha visita escolar e diverte-se entre os mais novos

Kate Middleton acompanha visita escolar e diverte-se entre os mais novos

CARAS Decoração: Novas coleções em mobiliário de exterior

CARAS Decoração: Novas coleções em mobiliário de exterior

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

IA no E-commerce: estudo prevê impacto positivo de perto de 30 mil milhões de euros em 2025

IA no E-commerce: estudo prevê impacto positivo de perto de 30 mil milhões de euros em 2025

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Google recua na promessa de não usar IA para armas e vigilância

Google recua na promessa de não usar IA para armas e vigilância

Carolina do Mónaco celebra 68.º aniversário

Carolina do Mónaco celebra 68.º aniversário

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

As nossas casas são as mais frias da Europa? A tabela que mostra onde fica Portugal

As nossas casas são as mais frias da Europa? A tabela que mostra onde fica Portugal

Olavo e Teresa casam-se em “Sangue Oculto”: as imagens da boda

Olavo e Teresa casam-se em “Sangue Oculto”: as imagens da boda

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um poeta universal

Um poeta universal

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Edição 1666

Edição 1666

"Há Fado no Cais" celebra Carlos Paredes

O top 10 mundial de fenómenos meteorológicos extremos de 2024 em vídeo

O top 10 mundial de fenómenos meteorológicos extremos de 2024 em vídeo

Taxa de mortalidade por cancro em Portugal baixou em quatro tipos

Taxa de mortalidade por cancro em Portugal baixou em quatro tipos

VISÃO Júnior de janeiro de 2025

VISÃO Júnior de janeiro de 2025

Bem-vindos ao ano da Serpente

Bem-vindos ao ano da Serpente

Para livros e não só, seis estantes que dão nas vistas

Para livros e não só, seis estantes que dão nas vistas

Aeroband Pocketdrums 2 Max em teste: Tocar bateria com estilo e... no ar

Aeroband Pocketdrums 2 Max em teste: Tocar bateria com estilo e... no ar

CARAS Decoração: A arte de iluminar os espaços

CARAS Decoração: A arte de iluminar os espaços

O benefício surpreendente da água com gás

O benefício surpreendente da água com gás