Aos 37 anos, o estúdio de arquitetura e design de interiores SAARANHA&VASCONCELOS volta a dar provas da sua relevância no mercado e surpreende-nos com o lançamento de uma loja online (https://saaranhavasconcelos.pt), onde encontramos uma coleção de mobiliário de design e objetos lifestyle.
Aproveitámos este novo capítulo para conversar com as empresárias Carmo Aranha e Rosário Tello.
Quais as principais mudanças na arquitetura e design de interiores a que assistiram durante estes 37 anos?
Acima de tudo sentimos que a principal mudança se colocou na abordagem e visão da utilização dos espaços. Começou a dar-se mais importância a zonas sociais com a possibilidade de abrir espaços para a cozinha (sendo a cozinha uma área central das habitações). Os espaços tornaram-se mais abertos – o recurso ao vidro para ‘abrir’ zonas e a cada vez maior necessidade de ligação com o exterior são provas disso – e cresceu a valorização de espaços partilhados. O que antes era sentido como património pessoal agora revela-se numa necessidade de partilhar… e acaba-se vivendo mais nestes espaços.
Há, também, um desenvolvimento da tecnologia que trouxe novidade e inovação ao nível da utilidade, materiais e design, e ainda a introdução das ‘casas inteligentes’, com soluções construtivas que facilitam e otimizam as nossas vidas.
Continua a ser uma área maioritariamente feminina? Na SAV a grande maioria são mulheres… Fizeram questão de ter como partners mais jovens duas mulheres?
Não obrigatoriamente. Apesar de termos um núcleo duro de mulheres que já nos acompanham há muitos anos, a nossa equipa conta com a figura masculina. Fizemos questão de convidar duas pessoas de excelência que nos acompanhavam desde o início, e que nos fez todo o sentido fazerem parte do nosso core.
Qual o segredo para uma amizade sobreviver a 37 anos de negócios?
À frente de tudo, estar sempre a amizade e não o negócio.
A área da decoração é hoje mais democrática, graças à internet? Ou seja, as pessoas já não dependem tanto da inspiração dos especialistas? É nesse sentido que decidiram criar uma loja online?
Acreditamos que os profissionais terão sempre muito a acrescentar, quer pelo ponto de vista académico e formação, quer pela criatividade, experiência e know-how que aportam. Quando se quer fazer algo de diferente, a oferta e a informação são tantas que pode tornar-se complexo criar sem o acompanhamento dos especialistas que se focam na ‘parte e no todo’ para a construção de um ambiente especial.
A loja online SAARANHA&VASCONCELOS acompanha a evolução e transformação digital das empresas, sendo que no nosso caso abre-nos a um modelo complementar de negócio. Permite-nos colocar o valor do know how ao serviço do produto e partilhar a nossa visão do design com os entusiastas de decoração que reconhecem e se identificam com a personalidade SAV mas que querem ter a liberdade de conjugar as peças nos seus ambientes. A coleção de mobiliário e objetos lifestyle que criámos e já está disponível na nossa loja online é pensada para enriquecer as casas com formas intemporais e materiais de alta qualidade. Nesse sentido, sim, a internet permite uma nova acessibilidade (ou democratiza o acesso).
Quando começaram, alguma vez imaginaram que iriam vender peças de mobiliário desta forma? Quantas vezes já se reinventaram nestes 37 anos?
A vida está sempre a transformar-se, e também nós somos um constante processo evolutivo. Naturalmente, uma empresa tem de fazer esse caminho. Reinventar-se ao mesmo tempo que a sociedade avança. A busca da excelência, rigor e detalhe obriga a esse processo que é um passo fundamental na criação de uma marca, de um negócio, mas também na sua manutenção e posicionamento. A reinvenção faz parte de sermos empresárias. E a SAARANHA&VASCONCELOS é genuinamente feita de mentes inquietas e curiosas. Ao longo das três décadas da nossa história foram muitos os momentos de ‘desinstalação’ e reinvenção, que formaram o caminho que nos trouxe aqui. Mas a verdade é que o futuro se desenha sobre o que ao passado pertence e tendo em vista o que se vive no presente… E em 1985, quando iniciámos o que viria a ser o estúdio Sá Aranha & Vasconcelos, começámos por estar focadas no desenho de linhas de peças de casa e lifestyle e coleções sazonais. Na altura só não o fazíamos, obviamente, online.
Conselhos para jovens empreendedoras no mundo de hoje….
Consistência, perseverança, resiliência. E muitíssimo profissionalismo e seriedade.
Com a experiência e sabedoria de hoje, que grandes conselhos dariam à Carmo e à Rosário de há 37 anos?
“Tudo chega no tempo certo, sejam pacientes e confiem no processo”, e, acrescenta, Rosário Tello, “Acreditar!”
Foto: DR