Estas bolachas de cacau e laranja são presença assídua no Natal de Clara de Sousa – seja como presente para a família e amigos, seja à sua mesa. Deixe-se levar por estes sabores e experimente a receita aí em casa. Faça-as para oferecer e para ocuparem lugar de destaque na sua mesa de Natal.
INGREDIENTES:
- 260 g de farinha T65 sem fermento
- 75 g de cacau em pó
- ½ colher de chá de sal fino
- 130 g de açúcar
- raspa de uma laranja grande
- 225 g de manteiga sem sal
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- 20 ml de sumo de laranja
- + raspa de laranja para polvilhar (opcional)
CONFEÇÃO:
- Misture a farinha, o cacau e o sal numa taça. Reserve.
- Coloque na taça da batedeira o açúcar, a raspa de laranja e a manteiga à temperatura ambiente. Bata com acessório misturador (acessório tipo pá) até ficar em creme.
- Junte o extracto de baunilha e o sumo de laranja,
- Junte metade da mistura de farinha, cacau e sal, e envolva a uma velocidade baixa. Quando tiver sido absorvida, junte a restante.
- Retire a massa para a bancada polvilhada com um pouco de farinha, e amasse até ficar com uma cor homogénea, polvilhando sempre que necessário.
- Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e estenda-a com um rolo da massa, até ficar com uma espessura de meio centímetro – para ser mais fácil, costumo dividir a massa ao meio e estender cada metade individualmente – e guarde no frigorífico sobre uma superfície plana, para endurecer.
- Depois de bem fria, retire o papel vegetal de cima, corte as bolachas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal não untado, ou sobre tapetes de silicone. Junte as sobras da massa, e repita o processo de estender entre as folhas de papel vegetal e cortar.
- Se gostar, polvilhe as bolachas com mais um pouco de raspa de laranja.
- Leve a forno pré-aquecido a 180º C durante 15 minutos exactos. Terminado esse tempo, desligue o forno, mantenha a porta entreaberta com a ajuda de uma colher de pau, e deixe que o forno esfrie com as bolachas no interior.
- Depois de frias, conserve-as num recipiente fechado.