Faça uma litrada de chá (ou de cacau quente, o que for melhor aconchego para si) e, enquanto ouve a chuva lá fora, mergulhe nas nossas sugestões das diferentes plataformas de streaming. Um dia bem passado.
PEAKY BLINDERS (Netflix): Seis temporadas – com 6 episódios cada – que nos conta a história da ascensão da família no mundo do crime em Birmingham, no início do século XX. Três irmãos regressam da I Grande Guerra com cicatrizes psicológicas bem profundas e tentam ascender socialmente na sua cidade natal nem que seja pelo meio da violência. A par das suas lutas pessoais e dos diferentes gangues entre si, há todo o enquadramento histórico à época com as lutas independentistas da Irlanda, as greves dos trabalhadores, a corrupção policial gritante, os ventos de leste que trazem a influência da revolução comunista ao mundo do trabalho e, mais tarde, os tentáculos do fascismo que asfixia a sociedade. Sim, há muito tiroteio, navalhadas, tareias e bebedeiras de meia-noite, mas é difícil não ficarmos obcecados pela história, fotografia, cenários, e até guarda-roupa (vai querer comprar uma boina à Peaky Blinder). A série é ficcional embora tenha existido mesmo um gangue chamado Peaky Blinders. Com interpretações fenomenais a cargo de Cillian Murphy, Helen McCrory, Paul Anderson, Sam Neill, Tom Brady…
WHITE LOTUS (HBO MAX): Duas temporadas, com 6 e 7 episódios respetivamente, e 2 enredos independentes. A primeira temporada passa-se no Hawai e a segunda na Sicília, numa cadeia de hotéis fictícia chamada White Lotus, e as histórias andam à volta dos dramas pessoais dos hóspedes e dos funcionários do resort, que se entrecruzam entretanto, em que nem tudo o que parece perfeito é e em que o caos parece espreitar a cada esquina. Uma comédia com muito humor negro à mistura. Com Jennifer Coolidge, Audrey Plaza, Tom Hollander, Connie Britton, Michael Imperioli, F. Murray Abraham, Theo James e Murray Bartlett.
MOZART IN THE JUNGLE (Prime Video): Quatro temporadas com 10 episódios cada, e retrata os bastidores de uma orquestra sinfónica em Nova Iorque. O dia a dia dos músicos e do seu maestro, a exigência dos ensaios, as lutas interinas, a itinerância, a luta pela manutenção dos direitos, o poder do dinheiro e a submissão aos melómenos do mundo da música, a ginástica financeira mesmo para quem pertence a um grupo tão seleto de músicos, as paixões assolapadas, os casos sexuais passageiros e manias e extravagâncias de cada um e em especial do seu maestro aqui interpretado pelo ator mexicano Gael Garcia Bernal, que partilha o ecrã com outros nomes sonantes como Malcom McDowell, Bernadette Petters, Saffron Burrows e Lola Kirke. Sexo, drogas e muita música clássica!