Desta seleção fazem parte pratos originais como Sakana, um yakimoto de toro e batata, do Midori, o Fóssil de caldeirada, no Lab by Sergi Arola, a Bifana indiana com mostarda de maçã, do Gunpowder, as Camarinhas fritas, da Lota D’Avila, ou a Caldeirada vegetal, batata-doce e plantas halófitas, do Atlântico. Nos clássicos, honra para o Bacalhau assado na brasa com batata a murro, do Pica Pau, o Spaghetti alle vongole, do Rocco, a Coxa de pato com molho Périgueux, do Casario, o Mil folhas de baunilha e caramelo, do Brilhante.

ATLÂNTICO (PORCHES – ALGARVE)

O Restaurante Atlântico, no Vila Vita Parc, abriu para mais uma temporada com pratos assinados por João Viegas, o chef natural do Algarve que sabe como ninguém interpretar os sabores regionais. Na nova carta reinam os vegetais, peixes e mariscos em pratos cheios de frescura para acompanhar os quentes e longos dias a sul. A carne não entra, apenas ingredientes da terra e do mar, num elogio ao melhor que o Algarve tem para oferecer, em dois menus de degustação de seis momentos, onde se pode provar a Caldeirada vegetal, batata-doce e plantas halófilas, que pode ter o acompanhamento de polvo, ou a Beringela fumada e cogumelos selvagens, a que se pode acrescentar o pargo.

BRILHANTE (LISBOA) 

Já sabemos que no Brilhante, o palco é dado aos clássicos e o Chef Luís Gaspar acaba de estrear várias especialidades em todo o menu. Nas entradas chegam as Vieiras com puré de pastinaca, os Pithivier com foie gras e jus de vinho Madeira e já a chamar os dias mais quentes um fresquíssimo Tártaro de robalo com emulsão de coco, gengibre e lima.

Se nos pratos principais o Bife à Brilhante continua a ser a estrela, o mesmo vai agora estar muito bem acompanhado por dois novos pratos que se podem tornar grandes atrações, o caso do Robalo com risotto de espargos e beurre blanc de champagne e o Lobster roll.

Nas sobremesas, Claiton Ferreira, Chef Executivo de pastelaria do grupo Plateform,  adicionou ao novo reportório um clássico Mil folhas de baunilha e caramelo, com gelado de baunilha de Madagáscar e para estreia de época uma Tarte de morango e ruibarbo, com gelado de nata, novidades que se fazem acompanhar das estrelas residentes Crème Brûlée e Soufflé de avelãs e chocolate

CALHAU BEACH CLUB (CALHETA – MADEIRA) 

O Calhau Beach Club abriu para mais uma temporada de verão com uma carta descontraída, repleta de pratos de partilha. Este clube de praia, de estilo boho do Saccharum Resort é muito completo, inclui bar, restaurante, esplanada, zona de lounge com camas balinesas, é o espaço de eleição para os dias quentes. Carlos Gonçalves, chef Executivo da Savoy Signature, combinou na carta o exotismo com técnicas criativas opara uma viagem gastronómica com influências da América Latina e do Sudoeste Asiático e África Austral, desde Ceviches, Quesadillas, Tacos, Baos, Pitas, Frango Satay e outros pratos muito frescos e cheios de sabor. Os sunsets Tropical Beats são a melhor desculpa para se prolongar o dia de praia e ficar para experimentar a carta, beber bons cocktails ouvir música e aproveitar os pores do sol até às 22h.

CASARIO (PORTO) 

Na nova carta, que acaba de ser lançada, os sabores do mar são a grande aposta da dupla de chefes Miguel Castro e Silva & José Guedes. Pratos como Enguia fumada com mostarda e mel, Rodovalho com arroz de lingueirão ou Lula recheada com paio Bísaro, marcam a proposta atual. Mantendo a linha condutora de sempre, que assenta no respeito pela autenticidade dos produtos nacionais e a sua sazonalidade, há ainda Coxa de pato com molho Périgueux e Beterraba assada com queijo e framboesa para provar no restaurante da Gran Cruz House.

CAVALARIÇA  (ÉVORA)

A cumprir um ano de vida em junho, a Cavalariça Évora não podia estar mais pronta para receber o verão. O pátio de inspiração mourisca, desenhado pelo arquiteto paisagista Louis Benech, está agora totalmente terminado, com as nespereiras carregadas e todas as fontes de azulejaria marroquina a funcionarem em pleno. A carta mantém pratos que já se tornaram dos mais procurados para quem visita a cidade a do Alto Alentejo, como a Tortilha e o Escabeche de coelho, mas adicionou novidades. É o caso do Choco salteado, batata nova ao sal, molho fumado de tinta de choco, esparregado; e o prato vegano Couve-Flor caramelizada, feijão-frade, pinhão e ervas aromáticas, entre outras novidades.

GUNPOWDER (LISBOA) 

A funcionar na Rua Azul desde novembro, o Gunpowder viajou de Londres – onde tem três restaurantes, um deles com um Bib Gourmand – até Lisboa, para abrir aquele que é o primeiro restaurante indiano contemporâneo do país. O projeto criado por Harneet Baweja, natural de Calcutá, já criou raízes na cidade, com pratos como a Tosta de camarão CPC e o Donute de Borrego a fazer sucesso nos pedidos. Porém, as adições ao menu continuam. Os pratos mais recentes são o Pato Chettinad com Oothappam, uma panqueca de arroz indiana recheada com um estufado decadente de pato, de comer à mão, sem pudores. Outra novidade é o Entrecosto glaceado com molho de Tamarindo, e o Frango Tandoori, uma receita clássica, mas aqui com uma marinada especial em feno grego e pó de manga. Além destas adições à carta, no mês de junho, o Gunpowder tem especiais de Santos Populares: Sardinhas panadas à moda de Kerala com pimenta Tellicherry e Sambal de tomate e ainda uma Bifana indiana, com mostarda de maçã.

LAB BY SERGI AROLA (SINTRA)

Nova temporada, novos sabores no restaurante liderado pelo chef catalão. O destaque vai para as famosas “Loucuras” de Sergi Arola, os amuse-bouche servidos na sala do 1º andar e que precedem o jantar. Se até agora este momento representava uma viagem à cozinha das tapas espanholas, agora a honra é dada a Portugal, com este momento composto por iguarias em formato finger food que percorrem o nosso país. Entre outros, há o Fóssil de caldeirada a representar o Algarve; o Marshmallow de licor de ginja de Óbidos, pelo Oeste; a Mini sandes de leitão, pela Bairrada; ou o Tártaro de carne mirandesa com canelone de alheira, a retratar Trás-os-Montes. No jantar propriamente dito, o Lírio curado com xerém à Bulhão Pato, caril verde e rebentos de jalapeño é uma das novidades, assim como as clássicas Molejas, agora acompanhadas de cenoura algarvia, molho fricassé de vermute e jus de vitela.

LOTA D’ÁVILA (LISBOA) 

A partir do início de junho, a Lota passa oficialmente a fazer parte dos talentos do chef Hugo Candeias. Depois de ter criado casa no Ofício, que ganhou um BibGourmand no final de 2022, Hugo Candeias acaba de mudar o menu do mais recente projeto do grupo Paradigma, esta marisqueira moderna nas Avenidas Novas. Claro que o Marisco ao natural, os Peixes frescos e as Mariscadas continuam a ser o grande foco do restaurante, mas há dezenas de entradas frias e quentes novas. É o caso da Salada de tomate com vinagrete de framboesa; o Gaspacho de abacate com cavala curada, as camarinhas fritas, e os Peixinhos da horta com maionese de pimentão. Nas sobremesas, a Lota ganha agora acesso à famosa Tarte de queijo Dona by Hugo Candeias, e ainda introduziu uma Mousse de chocolate com sabayon de Madeira, Tarte folhada com morango e chantilly e Arroz doce crocante.

MIDORI (SINTRA)

Entrar no Midori é entrar num universo à parte, onde nos abstraímos do mundo lá fora, ideal para uma dedicação quase total ao que se serve à mesa. Os novos pratos espelham a identidade da cozinha: um encontro perfeito entre a gastronomia japonesa e os ingredientes e sabores portugueses. Exemplo disso é o Mukozuke – um Sashimi de shimesaba com tomate que se pode equiparar ao nosso “peixe frito com arroz de tomate”. Outra novidade é o Sakana – um Yakimono de toro e batata em diferentes texturas – uma barriga de atum, marinada de ponzu e ligeiramente braseada, acompanhada de espuma e crocante de batata, cebola nambazuke (na foto). Há outros novos pratos na carta, que se podem provar em dois menus de degustação – o Kiri e o Yama (8 e 9 momentos, respectivamente) – que inclui novas sobremesas feitas de ingredientes tão deliciosos quanto surpreendentes, como o Caranguejo das neves ou a Batata e Miso.

OFÍCIO (LISBOA)  

A carta do Ofício é estável, mantendo pratos que fizeram furor em Lisboa em apenas dois anos, e que não poderiam ser retirados do menu, correndo o risco de criar motins no Chiado. É o caso do Tártaro com tutano ou da mítica Tarte de queijo. Porém, periodicamente o Ofício adiciona novos itens, além dos pratos de temporada, que o restaurante espirituosamente apelida de “Pegar ou Largar”. Algumas das mais recentes estrelas a brilhar no firmamento são: as Gambas à Guilho, numa versão bem diferente do tradicional, com a gamba do Algarve servida crua, e o Bolo de bolacha coberto com chocolate branco tostado. 

PICA-PAU ( LISBOA) 

A carta do Pica-Pau sofreu algumas alterações, mas o ADN da cozinha liderada pelo chef Luís Gaspar mantém-se: bom produto e respeito máximo pela tradição, sem reinterpretações, mas, sim, comida para todos os dias, honesta, que nos leva à infância e a sabores que conhecemos bem. Entre os novos pratos, constam clássicos como Bacalhau assado na brasa com batata a murro, Arroz de tamboril e camarão, Moelas, Bochechas de porco com puré de batata ou o afamado Pão de Ló.

ROCCO (LISBOA)

A temporada de verão traz novos pratos à zona do Ristorante, a área dedicada à cozinha de Itália do Rocco. As novidades são inspiradas em clássicos que nos remetem para a beira-mar: o Carpaccio de robalo, com as finíssimas tiras do peixe a refrescarem os sentidos, os Ravioli verdi di ricotta e spinaci com molhos de quiejos e noz pecan, o Spaghetti alle vongole inclui ameijoas da ria Formosa, e a Tagliata di Manzo para os amantes de carne, fazem agora parte da oferta do restaurante, onde a beleza de cada prato combina com o cenário em volta. Os mais atentos conseguem acompanhar todas as confeções, ali mesmo ao lado na cozinha aberta na extremidade da sala, onde a massa fresca, por exemplo, e todos os empratamentos são feitos à vista de todos.

TERRAÇU’S (DOURO)

À mesa do restaurante Terraçu’s, voltado para os sinuosos vales do Douro, qualquer almoço se torna numa experiência inesquecível. Confirmando a preferência por produto da época e fornecedores locais, a nova carta apresentada pelo chef André Carvalho traz-nos boas novidades, como o Salmonete corado com favas e corante de tinta de choco ou ainda o Cheesecake de cereja, framboesa e mousse de iogurte, uma opção refrescante para fechar a refeição. Para os mais indecisos, o menu de degustação de quatro momentos é mais uma boa desculpa para viajar até à Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, o único membro da Relais & Châteaux na região.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Samsung vai lançar smartphone dobrável tríptico até final do ano

Samsung vai lançar smartphone dobrável tríptico até final do ano

Na CARAS desta semana - Edição especial viagens: Os melhores destinos para umas férias de sonho em hotéis e

Na CARAS desta semana - Edição especial viagens: Os melhores destinos para umas férias de sonho em hotéis e "resorts" de Portugal

Revolução europeia no setor do vinho

Revolução europeia no setor do vinho

A fruta comum que têm mais de 1600 elementos e que os cientistas querem ver reconhecida como

A fruta comum que têm mais de 1600 elementos e que os cientistas querem ver reconhecida como "superalimento"

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1709

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1709

Por dentro da prisão da Carregueira

Por dentro da prisão da Carregueira

Antecipar o futuro: a visão da WTW sobre os riscos emergentes

Antecipar o futuro: a visão da WTW sobre os riscos emergentes

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Parque Marinho Luiz Saldanha: Um mar abençoado, nas palavras e imagens do multipremiado fotógrafo Luís Quinta

Parque Marinho Luiz Saldanha: Um mar abençoado, nas palavras e imagens do multipremiado fotógrafo Luís Quinta

Ovos

Ovos "ilibados" no caso do colesterol

Ralis de regularidade: das apps gratuitas às sondas, conheça a tecnologia que pode usar para ser competitivo

Ralis de regularidade: das apps gratuitas às sondas, conheça a tecnologia que pode usar para ser competitivo

Marcelo Rebelo de Sousa: Muitos amores e um casamento falhado

Marcelo Rebelo de Sousa: Muitos amores e um casamento falhado

A primeira noite de sexo entre Tiago e Carolina em “Sangue Oculto”

A primeira noite de sexo entre Tiago e Carolina em “Sangue Oculto”

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Oficinas de verão onde a criatividade não tira férias

Oficinas de verão onde a criatividade não tira férias

Indeed e Glassdoor vão despedir 1300 trabalhadores

Indeed e Glassdoor vão despedir 1300 trabalhadores

Globos de Ouro também são feitos de diversão e descontração

Globos de Ouro também são feitos de diversão e descontração

Pavilhão Julião Sarmento - Quando a arte se confunde com a vida

Pavilhão Julião Sarmento - Quando a arte se confunde com a vida

Deus, intuição e Rock and Roll

Deus, intuição e Rock and Roll

Pode a Inteligência Artificial curar o cancro?

Pode a Inteligência Artificial curar o cancro?

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Tudo isto é cinema

Tudo isto é cinema

Sara Matos ousada em cenas em lingerie em “Sangue Oculto”

Sara Matos ousada em cenas em lingerie em “Sangue Oculto”

CARAS Decoração: 10 ideias para transformar o velho em novo

CARAS Decoração: 10 ideias para transformar o velho em novo

Técnico e Vinci Energies Portugal apresentam novo Formula Student para 2025/2026

Técnico e Vinci Energies Portugal apresentam novo Formula Student para 2025/2026

Segway apresenta série de trotinetes elétricas Ninebot E3

Segway apresenta série de trotinetes elétricas Ninebot E3

Cereais de pequeno-almoço com níveis de

Cereais de pequeno-almoço com níveis de "químicos eternos" 100 vezes superiores aos da água da torneira

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Peregrinação vínica. Nem Douro nem Beira, é Meda!

Peregrinação vínica. Nem Douro nem Beira, é Meda!

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

“Uma mãe-chimpanzé educa os filhos tal como uma mãe humana devia educar os seus”. Os ensinamentos de Jane Goodall numa entrevista a VISÃO

“Uma mãe-chimpanzé educa os filhos tal como uma mãe humana devia educar os seus”. Os ensinamentos de Jane Goodall numa entrevista a VISÃO

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Fotografia: Os tigres de Maria da Luz

Fotografia: Os tigres de Maria da Luz

CARAS Decoração: Cromática, uma coleção desenhada por Pedro Almodóvar

CARAS Decoração: Cromática, uma coleção desenhada por Pedro Almodóvar

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

Moda:

Moda: "Look" festivaleiro

Lady Kitty Spencer regressa a Roma para o desfile de alta-costura de Dolce & Gabbana

Lady Kitty Spencer regressa a Roma para o desfile de alta-costura de Dolce & Gabbana

Repórter Júnior: Entrevista a Luísa Ducla Soares

Repórter Júnior: Entrevista a Luísa Ducla Soares

Em “A Promessa”: Tomás renega Verónica após saber que é pai do bebé

Em “A Promessa”: Tomás renega Verónica após saber que é pai do bebé

Mercados de Natal: Às compras em Portugal e na Europa

Mercados de Natal: Às compras em Portugal e na Europa

Do Liberation Day ao Acordo de Genebra – O que se segue?

Do Liberation Day ao Acordo de Genebra – O que se segue?

Camilla celebra 78.º aniversário

Camilla celebra 78.º aniversário

Infeções respiratórias como Covid ou a gripe podem

Infeções respiratórias como Covid ou a gripe podem "acordar" células cancerígenas adormecidas nos pulmões

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos'

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos'