Desta seleção fazem parte pratos originais como Sakana, um yakimoto de toro e batata, do Midori, o Fóssil de caldeirada, no Lab by Sergi Arola, a Bifana indiana com mostarda de maçã, do Gunpowder, as Camarinhas fritas, da Lota D’Avila, ou a Caldeirada vegetal, batata-doce e plantas halófitas, do Atlântico. Nos clássicos, honra para o Bacalhau assado na brasa com batata a murro, do Pica Pau, o Spaghetti alle vongole, do Rocco, a Coxa de pato com molho Périgueux, do Casario, o Mil folhas de baunilha e caramelo, do Brilhante.

ATLÂNTICO (PORCHES – ALGARVE)

O Restaurante Atlântico, no Vila Vita Parc, abriu para mais uma temporada com pratos assinados por João Viegas, o chef natural do Algarve que sabe como ninguém interpretar os sabores regionais. Na nova carta reinam os vegetais, peixes e mariscos em pratos cheios de frescura para acompanhar os quentes e longos dias a sul. A carne não entra, apenas ingredientes da terra e do mar, num elogio ao melhor que o Algarve tem para oferecer, em dois menus de degustação de seis momentos, onde se pode provar a Caldeirada vegetal, batata-doce e plantas halófilas, que pode ter o acompanhamento de polvo, ou a Beringela fumada e cogumelos selvagens, a que se pode acrescentar o pargo.

BRILHANTE (LISBOA) 

Já sabemos que no Brilhante, o palco é dado aos clássicos e o Chef Luís Gaspar acaba de estrear várias especialidades em todo o menu. Nas entradas chegam as Vieiras com puré de pastinaca, os Pithivier com foie gras e jus de vinho Madeira e já a chamar os dias mais quentes um fresquíssimo Tártaro de robalo com emulsão de coco, gengibre e lima.

Se nos pratos principais o Bife à Brilhante continua a ser a estrela, o mesmo vai agora estar muito bem acompanhado por dois novos pratos que se podem tornar grandes atrações, o caso do Robalo com risotto de espargos e beurre blanc de champagne e o Lobster roll.

Nas sobremesas, Claiton Ferreira, Chef Executivo de pastelaria do grupo Plateform,  adicionou ao novo reportório um clássico Mil folhas de baunilha e caramelo, com gelado de baunilha de Madagáscar e para estreia de época uma Tarte de morango e ruibarbo, com gelado de nata, novidades que se fazem acompanhar das estrelas residentes Crème Brûlée e Soufflé de avelãs e chocolate

CALHAU BEACH CLUB (CALHETA – MADEIRA) 

O Calhau Beach Club abriu para mais uma temporada de verão com uma carta descontraída, repleta de pratos de partilha. Este clube de praia, de estilo boho do Saccharum Resort é muito completo, inclui bar, restaurante, esplanada, zona de lounge com camas balinesas, é o espaço de eleição para os dias quentes. Carlos Gonçalves, chef Executivo da Savoy Signature, combinou na carta o exotismo com técnicas criativas opara uma viagem gastronómica com influências da América Latina e do Sudoeste Asiático e África Austral, desde Ceviches, Quesadillas, Tacos, Baos, Pitas, Frango Satay e outros pratos muito frescos e cheios de sabor. Os sunsets Tropical Beats são a melhor desculpa para se prolongar o dia de praia e ficar para experimentar a carta, beber bons cocktails ouvir música e aproveitar os pores do sol até às 22h.

CASARIO (PORTO) 

Na nova carta, que acaba de ser lançada, os sabores do mar são a grande aposta da dupla de chefes Miguel Castro e Silva & José Guedes. Pratos como Enguia fumada com mostarda e mel, Rodovalho com arroz de lingueirão ou Lula recheada com paio Bísaro, marcam a proposta atual. Mantendo a linha condutora de sempre, que assenta no respeito pela autenticidade dos produtos nacionais e a sua sazonalidade, há ainda Coxa de pato com molho Périgueux e Beterraba assada com queijo e framboesa para provar no restaurante da Gran Cruz House.

CAVALARIÇA  (ÉVORA)

A cumprir um ano de vida em junho, a Cavalariça Évora não podia estar mais pronta para receber o verão. O pátio de inspiração mourisca, desenhado pelo arquiteto paisagista Louis Benech, está agora totalmente terminado, com as nespereiras carregadas e todas as fontes de azulejaria marroquina a funcionarem em pleno. A carta mantém pratos que já se tornaram dos mais procurados para quem visita a cidade a do Alto Alentejo, como a Tortilha e o Escabeche de coelho, mas adicionou novidades. É o caso do Choco salteado, batata nova ao sal, molho fumado de tinta de choco, esparregado; e o prato vegano Couve-Flor caramelizada, feijão-frade, pinhão e ervas aromáticas, entre outras novidades.

GUNPOWDER (LISBOA) 

A funcionar na Rua Azul desde novembro, o Gunpowder viajou de Londres – onde tem três restaurantes, um deles com um Bib Gourmand – até Lisboa, para abrir aquele que é o primeiro restaurante indiano contemporâneo do país. O projeto criado por Harneet Baweja, natural de Calcutá, já criou raízes na cidade, com pratos como a Tosta de camarão CPC e o Donute de Borrego a fazer sucesso nos pedidos. Porém, as adições ao menu continuam. Os pratos mais recentes são o Pato Chettinad com Oothappam, uma panqueca de arroz indiana recheada com um estufado decadente de pato, de comer à mão, sem pudores. Outra novidade é o Entrecosto glaceado com molho de Tamarindo, e o Frango Tandoori, uma receita clássica, mas aqui com uma marinada especial em feno grego e pó de manga. Além destas adições à carta, no mês de junho, o Gunpowder tem especiais de Santos Populares: Sardinhas panadas à moda de Kerala com pimenta Tellicherry e Sambal de tomate e ainda uma Bifana indiana, com mostarda de maçã.

LAB BY SERGI AROLA (SINTRA)

Nova temporada, novos sabores no restaurante liderado pelo chef catalão. O destaque vai para as famosas “Loucuras” de Sergi Arola, os amuse-bouche servidos na sala do 1º andar e que precedem o jantar. Se até agora este momento representava uma viagem à cozinha das tapas espanholas, agora a honra é dada a Portugal, com este momento composto por iguarias em formato finger food que percorrem o nosso país. Entre outros, há o Fóssil de caldeirada a representar o Algarve; o Marshmallow de licor de ginja de Óbidos, pelo Oeste; a Mini sandes de leitão, pela Bairrada; ou o Tártaro de carne mirandesa com canelone de alheira, a retratar Trás-os-Montes. No jantar propriamente dito, o Lírio curado com xerém à Bulhão Pato, caril verde e rebentos de jalapeño é uma das novidades, assim como as clássicas Molejas, agora acompanhadas de cenoura algarvia, molho fricassé de vermute e jus de vitela.

LOTA D’ÁVILA (LISBOA) 

A partir do início de junho, a Lota passa oficialmente a fazer parte dos talentos do chef Hugo Candeias. Depois de ter criado casa no Ofício, que ganhou um BibGourmand no final de 2022, Hugo Candeias acaba de mudar o menu do mais recente projeto do grupo Paradigma, esta marisqueira moderna nas Avenidas Novas. Claro que o Marisco ao natural, os Peixes frescos e as Mariscadas continuam a ser o grande foco do restaurante, mas há dezenas de entradas frias e quentes novas. É o caso da Salada de tomate com vinagrete de framboesa; o Gaspacho de abacate com cavala curada, as camarinhas fritas, e os Peixinhos da horta com maionese de pimentão. Nas sobremesas, a Lota ganha agora acesso à famosa Tarte de queijo Dona by Hugo Candeias, e ainda introduziu uma Mousse de chocolate com sabayon de Madeira, Tarte folhada com morango e chantilly e Arroz doce crocante.

MIDORI (SINTRA)

Entrar no Midori é entrar num universo à parte, onde nos abstraímos do mundo lá fora, ideal para uma dedicação quase total ao que se serve à mesa. Os novos pratos espelham a identidade da cozinha: um encontro perfeito entre a gastronomia japonesa e os ingredientes e sabores portugueses. Exemplo disso é o Mukozuke – um Sashimi de shimesaba com tomate que se pode equiparar ao nosso “peixe frito com arroz de tomate”. Outra novidade é o Sakana – um Yakimono de toro e batata em diferentes texturas – uma barriga de atum, marinada de ponzu e ligeiramente braseada, acompanhada de espuma e crocante de batata, cebola nambazuke (na foto). Há outros novos pratos na carta, que se podem provar em dois menus de degustação – o Kiri e o Yama (8 e 9 momentos, respectivamente) – que inclui novas sobremesas feitas de ingredientes tão deliciosos quanto surpreendentes, como o Caranguejo das neves ou a Batata e Miso.

OFÍCIO (LISBOA)  

A carta do Ofício é estável, mantendo pratos que fizeram furor em Lisboa em apenas dois anos, e que não poderiam ser retirados do menu, correndo o risco de criar motins no Chiado. É o caso do Tártaro com tutano ou da mítica Tarte de queijo. Porém, periodicamente o Ofício adiciona novos itens, além dos pratos de temporada, que o restaurante espirituosamente apelida de “Pegar ou Largar”. Algumas das mais recentes estrelas a brilhar no firmamento são: as Gambas à Guilho, numa versão bem diferente do tradicional, com a gamba do Algarve servida crua, e o Bolo de bolacha coberto com chocolate branco tostado. 

PICA-PAU ( LISBOA) 

A carta do Pica-Pau sofreu algumas alterações, mas o ADN da cozinha liderada pelo chef Luís Gaspar mantém-se: bom produto e respeito máximo pela tradição, sem reinterpretações, mas, sim, comida para todos os dias, honesta, que nos leva à infância e a sabores que conhecemos bem. Entre os novos pratos, constam clássicos como Bacalhau assado na brasa com batata a murro, Arroz de tamboril e camarão, Moelas, Bochechas de porco com puré de batata ou o afamado Pão de Ló.

ROCCO (LISBOA)

A temporada de verão traz novos pratos à zona do Ristorante, a área dedicada à cozinha de Itália do Rocco. As novidades são inspiradas em clássicos que nos remetem para a beira-mar: o Carpaccio de robalo, com as finíssimas tiras do peixe a refrescarem os sentidos, os Ravioli verdi di ricotta e spinaci com molhos de quiejos e noz pecan, o Spaghetti alle vongole inclui ameijoas da ria Formosa, e a Tagliata di Manzo para os amantes de carne, fazem agora parte da oferta do restaurante, onde a beleza de cada prato combina com o cenário em volta. Os mais atentos conseguem acompanhar todas as confeções, ali mesmo ao lado na cozinha aberta na extremidade da sala, onde a massa fresca, por exemplo, e todos os empratamentos são feitos à vista de todos.

TERRAÇU’S (DOURO)

À mesa do restaurante Terraçu’s, voltado para os sinuosos vales do Douro, qualquer almoço se torna numa experiência inesquecível. Confirmando a preferência por produto da época e fornecedores locais, a nova carta apresentada pelo chef André Carvalho traz-nos boas novidades, como o Salmonete corado com favas e corante de tinta de choco ou ainda o Cheesecake de cereja, framboesa e mousse de iogurte, uma opção refrescante para fechar a refeição. Para os mais indecisos, o menu de degustação de quatro momentos é mais uma boa desculpa para viajar até à Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, o único membro da Relais & Châteaux na região.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Receita de Tarte de maçã sem glúten, por Fabiana Pragier

Receita de Tarte de maçã sem glúten, por Fabiana Pragier

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Duarte Appleton e Vicente Gil: Dois jovens irreverentes atentos às tendências

Duarte Appleton e Vicente Gil: Dois jovens irreverentes atentos às tendências

IDC: 15% dos pagamentos internacionais serão liquidados em tempo real até 2026

IDC: 15% dos pagamentos internacionais serão liquidados em tempo real até 2026

Novo estudo científico revela que o cérebro tenta prever o futuro enquanto se encontra em repouso

Novo estudo científico revela que o cérebro tenta prever o futuro enquanto se encontra em repouso

Família real da Bélgica celebra mais uma vitória no Europeu de 2024

Família real da Bélgica celebra mais uma vitória no Europeu de 2024

Joana Vasconcelos: “Quando trabalho, o ritmo é intenso, sou imparável”

Joana Vasconcelos: “Quando trabalho, o ritmo é intenso, sou imparável”

Navegando rumo ao futuro digital do oceano

Navegando rumo ao futuro digital do oceano

Alpine A290: elétrico, tecnológico… e endiabrado

Alpine A290: elétrico, tecnológico… e endiabrado

As dez melhores praias de Portugal segundo a Inteligência Artificial

As dez melhores praias de Portugal segundo a Inteligência Artificial

ESG Talks: “Só temos um cenário: fazer aquilo que nos for possível”

ESG Talks: “Só temos um cenário: fazer aquilo que nos for possível”

Uma viagem a Trás-os-Montes sem sair de Gaia. Lídia Brás, do Stramuntana, vence categoria Embaixador Gastronómico dos prémios AHRESP

Uma viagem a Trás-os-Montes sem sair de Gaia. Lídia Brás, do Stramuntana, vence categoria Embaixador Gastronómico dos prémios AHRESP

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Kia EV9 GT-Line AWD em testes: A referência nos grandes SUV

Kia EV9 GT-Line AWD em testes: A referência nos grandes SUV

ESG Talks: “Temos de valorizar o ambiente e os ecossistemas”

ESG Talks: “Temos de valorizar o ambiente e os ecossistemas”

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

No bairro da Estrela, em Lisboa, um projeto chave na mão

No bairro da Estrela, em Lisboa, um projeto chave na mão

"O Amor Segundo Dalva": Um filme sobre crescer antes de tempo

Apple adia lançamento do seu sistema de IA na Europa

Apple adia lançamento do seu sistema de IA na Europa

João Paulo Esteves da Silva - O piano e todas as margens

João Paulo Esteves da Silva - O piano e todas as margens

Participe na conferência “Gestão de Talento no setor da Tecnologia”

Participe na conferência “Gestão de Talento no setor da Tecnologia”

Os planos da Stellantis para criar um ecossistema de software para os carros

Os planos da Stellantis para criar um ecossistema de software para os carros

Vencedores do passatempo 'Gru - O Maldisposto 4'

Vencedores do passatempo 'Gru - O Maldisposto 4'

ATL para artistas

ATL para artistas

Em “Senhora do Mar”: Teresa fica em pânico por Manuel ter desaparecido

Em “Senhora do Mar”: Teresa fica em pânico por Manuel ter desaparecido

Jl 1401

Jl 1401

Sportinguista Nuno Santos casou-se em cerimónia de sonho: todas as imagens

Sportinguista Nuno Santos casou-se em cerimónia de sonho: todas as imagens

ESG Talks: “A ciência, a tecnologia e a inovação são sempre fundamentais”

ESG Talks: “A ciência, a tecnologia e a inovação são sempre fundamentais”

Campos de férias: será que o meu filho sobrevive?

Campos de férias: será que o meu filho sobrevive?

Como as poeiras do Saara podem ajudar a impedir furacões

Como as poeiras do Saara podem ajudar a impedir furacões

Em “A Promessa”: Laura e Maria descobrem que Nuno está à beira da morte

Em “A Promessa”: Laura e Maria descobrem que Nuno está à beira da morte

O que precisa de saber sobre a nova forma de transferências bancárias

O que precisa de saber sobre a nova forma de transferências bancárias

A La Redoute Intérieurs apresentou a sua nova coleção em Paris

A La Redoute Intérieurs apresentou a sua nova coleção em Paris

Exposição solar: O problema dos UVA

Exposição solar: O problema dos UVA

Dar as boas-vindas ao verão

Dar as boas-vindas ao verão

Festivais de música erudita a não perder este mês

Festivais de música erudita a não perder este mês

Perfumaria brasileira celebra a chegada do calor e conquista Lisboa e a Comporta

Perfumaria brasileira celebra a chegada do calor e conquista Lisboa e a Comporta

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

"O que é verdadeiramente desafiante é as marcas saberem o que leva as pessoas às lojas e o que funciona online". Leah Johns em entrevista

Jantar fora à segunda-feira? É no Sea Me – Peixaria Moderna

Jantar fora à segunda-feira? É no Sea Me – Peixaria Moderna

Os ténis fabricados no Porto de que a rainha Letizia precisa depois da lesão no pé

Os ténis fabricados no Porto de que a rainha Letizia precisa depois da lesão no pé

No bairro da Estrela, em Lisboa, um projeto chave na mão

No bairro da Estrela, em Lisboa, um projeto chave na mão

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Zona: Três mitos sobre esta doença que pode ser incapacitante

Zona: Três mitos sobre esta doença que pode ser incapacitante

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites