Desta seleção fazem parte pratos originais como Sakana, um yakimoto de toro e batata, do Midori, o Fóssil de caldeirada, no Lab by Sergi Arola, a Bifana indiana com mostarda de maçã, do Gunpowder, as Camarinhas fritas, da Lota D’Avila, ou a Caldeirada vegetal, batata-doce e plantas halófitas, do Atlântico. Nos clássicos, honra para o Bacalhau assado na brasa com batata a murro, do Pica Pau, o Spaghetti alle vongole, do Rocco, a Coxa de pato com molho Périgueux, do Casario, o Mil folhas de baunilha e caramelo, do Brilhante.

ATLÂNTICO (PORCHES – ALGARVE)

O Restaurante Atlântico, no Vila Vita Parc, abriu para mais uma temporada com pratos assinados por João Viegas, o chef natural do Algarve que sabe como ninguém interpretar os sabores regionais. Na nova carta reinam os vegetais, peixes e mariscos em pratos cheios de frescura para acompanhar os quentes e longos dias a sul. A carne não entra, apenas ingredientes da terra e do mar, num elogio ao melhor que o Algarve tem para oferecer, em dois menus de degustação de seis momentos, onde se pode provar a Caldeirada vegetal, batata-doce e plantas halófilas, que pode ter o acompanhamento de polvo, ou a Beringela fumada e cogumelos selvagens, a que se pode acrescentar o pargo.

BRILHANTE (LISBOA) 

Já sabemos que no Brilhante, o palco é dado aos clássicos e o Chef Luís Gaspar acaba de estrear várias especialidades em todo o menu. Nas entradas chegam as Vieiras com puré de pastinaca, os Pithivier com foie gras e jus de vinho Madeira e já a chamar os dias mais quentes um fresquíssimo Tártaro de robalo com emulsão de coco, gengibre e lima.

Se nos pratos principais o Bife à Brilhante continua a ser a estrela, o mesmo vai agora estar muito bem acompanhado por dois novos pratos que se podem tornar grandes atrações, o caso do Robalo com risotto de espargos e beurre blanc de champagne e o Lobster roll.

Nas sobremesas, Claiton Ferreira, Chef Executivo de pastelaria do grupo Plateform,  adicionou ao novo reportório um clássico Mil folhas de baunilha e caramelo, com gelado de baunilha de Madagáscar e para estreia de época uma Tarte de morango e ruibarbo, com gelado de nata, novidades que se fazem acompanhar das estrelas residentes Crème Brûlée e Soufflé de avelãs e chocolate

CALHAU BEACH CLUB (CALHETA – MADEIRA) 

O Calhau Beach Club abriu para mais uma temporada de verão com uma carta descontraída, repleta de pratos de partilha. Este clube de praia, de estilo boho do Saccharum Resort é muito completo, inclui bar, restaurante, esplanada, zona de lounge com camas balinesas, é o espaço de eleição para os dias quentes. Carlos Gonçalves, chef Executivo da Savoy Signature, combinou na carta o exotismo com técnicas criativas opara uma viagem gastronómica com influências da América Latina e do Sudoeste Asiático e África Austral, desde Ceviches, Quesadillas, Tacos, Baos, Pitas, Frango Satay e outros pratos muito frescos e cheios de sabor. Os sunsets Tropical Beats são a melhor desculpa para se prolongar o dia de praia e ficar para experimentar a carta, beber bons cocktails ouvir música e aproveitar os pores do sol até às 22h.

CASARIO (PORTO) 

Na nova carta, que acaba de ser lançada, os sabores do mar são a grande aposta da dupla de chefes Miguel Castro e Silva & José Guedes. Pratos como Enguia fumada com mostarda e mel, Rodovalho com arroz de lingueirão ou Lula recheada com paio Bísaro, marcam a proposta atual. Mantendo a linha condutora de sempre, que assenta no respeito pela autenticidade dos produtos nacionais e a sua sazonalidade, há ainda Coxa de pato com molho Périgueux e Beterraba assada com queijo e framboesa para provar no restaurante da Gran Cruz House.

CAVALARIÇA  (ÉVORA)

A cumprir um ano de vida em junho, a Cavalariça Évora não podia estar mais pronta para receber o verão. O pátio de inspiração mourisca, desenhado pelo arquiteto paisagista Louis Benech, está agora totalmente terminado, com as nespereiras carregadas e todas as fontes de azulejaria marroquina a funcionarem em pleno. A carta mantém pratos que já se tornaram dos mais procurados para quem visita a cidade a do Alto Alentejo, como a Tortilha e o Escabeche de coelho, mas adicionou novidades. É o caso do Choco salteado, batata nova ao sal, molho fumado de tinta de choco, esparregado; e o prato vegano Couve-Flor caramelizada, feijão-frade, pinhão e ervas aromáticas, entre outras novidades.

GUNPOWDER (LISBOA) 

A funcionar na Rua Azul desde novembro, o Gunpowder viajou de Londres – onde tem três restaurantes, um deles com um Bib Gourmand – até Lisboa, para abrir aquele que é o primeiro restaurante indiano contemporâneo do país. O projeto criado por Harneet Baweja, natural de Calcutá, já criou raízes na cidade, com pratos como a Tosta de camarão CPC e o Donute de Borrego a fazer sucesso nos pedidos. Porém, as adições ao menu continuam. Os pratos mais recentes são o Pato Chettinad com Oothappam, uma panqueca de arroz indiana recheada com um estufado decadente de pato, de comer à mão, sem pudores. Outra novidade é o Entrecosto glaceado com molho de Tamarindo, e o Frango Tandoori, uma receita clássica, mas aqui com uma marinada especial em feno grego e pó de manga. Além destas adições à carta, no mês de junho, o Gunpowder tem especiais de Santos Populares: Sardinhas panadas à moda de Kerala com pimenta Tellicherry e Sambal de tomate e ainda uma Bifana indiana, com mostarda de maçã.

LAB BY SERGI AROLA (SINTRA)

Nova temporada, novos sabores no restaurante liderado pelo chef catalão. O destaque vai para as famosas “Loucuras” de Sergi Arola, os amuse-bouche servidos na sala do 1º andar e que precedem o jantar. Se até agora este momento representava uma viagem à cozinha das tapas espanholas, agora a honra é dada a Portugal, com este momento composto por iguarias em formato finger food que percorrem o nosso país. Entre outros, há o Fóssil de caldeirada a representar o Algarve; o Marshmallow de licor de ginja de Óbidos, pelo Oeste; a Mini sandes de leitão, pela Bairrada; ou o Tártaro de carne mirandesa com canelone de alheira, a retratar Trás-os-Montes. No jantar propriamente dito, o Lírio curado com xerém à Bulhão Pato, caril verde e rebentos de jalapeño é uma das novidades, assim como as clássicas Molejas, agora acompanhadas de cenoura algarvia, molho fricassé de vermute e jus de vitela.

LOTA D’ÁVILA (LISBOA) 

A partir do início de junho, a Lota passa oficialmente a fazer parte dos talentos do chef Hugo Candeias. Depois de ter criado casa no Ofício, que ganhou um BibGourmand no final de 2022, Hugo Candeias acaba de mudar o menu do mais recente projeto do grupo Paradigma, esta marisqueira moderna nas Avenidas Novas. Claro que o Marisco ao natural, os Peixes frescos e as Mariscadas continuam a ser o grande foco do restaurante, mas há dezenas de entradas frias e quentes novas. É o caso da Salada de tomate com vinagrete de framboesa; o Gaspacho de abacate com cavala curada, as camarinhas fritas, e os Peixinhos da horta com maionese de pimentão. Nas sobremesas, a Lota ganha agora acesso à famosa Tarte de queijo Dona by Hugo Candeias, e ainda introduziu uma Mousse de chocolate com sabayon de Madeira, Tarte folhada com morango e chantilly e Arroz doce crocante.

MIDORI (SINTRA)

Entrar no Midori é entrar num universo à parte, onde nos abstraímos do mundo lá fora, ideal para uma dedicação quase total ao que se serve à mesa. Os novos pratos espelham a identidade da cozinha: um encontro perfeito entre a gastronomia japonesa e os ingredientes e sabores portugueses. Exemplo disso é o Mukozuke – um Sashimi de shimesaba com tomate que se pode equiparar ao nosso “peixe frito com arroz de tomate”. Outra novidade é o Sakana – um Yakimono de toro e batata em diferentes texturas – uma barriga de atum, marinada de ponzu e ligeiramente braseada, acompanhada de espuma e crocante de batata, cebola nambazuke (na foto). Há outros novos pratos na carta, que se podem provar em dois menus de degustação – o Kiri e o Yama (8 e 9 momentos, respectivamente) – que inclui novas sobremesas feitas de ingredientes tão deliciosos quanto surpreendentes, como o Caranguejo das neves ou a Batata e Miso.

OFÍCIO (LISBOA)  

A carta do Ofício é estável, mantendo pratos que fizeram furor em Lisboa em apenas dois anos, e que não poderiam ser retirados do menu, correndo o risco de criar motins no Chiado. É o caso do Tártaro com tutano ou da mítica Tarte de queijo. Porém, periodicamente o Ofício adiciona novos itens, além dos pratos de temporada, que o restaurante espirituosamente apelida de “Pegar ou Largar”. Algumas das mais recentes estrelas a brilhar no firmamento são: as Gambas à Guilho, numa versão bem diferente do tradicional, com a gamba do Algarve servida crua, e o Bolo de bolacha coberto com chocolate branco tostado. 

PICA-PAU ( LISBOA) 

A carta do Pica-Pau sofreu algumas alterações, mas o ADN da cozinha liderada pelo chef Luís Gaspar mantém-se: bom produto e respeito máximo pela tradição, sem reinterpretações, mas, sim, comida para todos os dias, honesta, que nos leva à infância e a sabores que conhecemos bem. Entre os novos pratos, constam clássicos como Bacalhau assado na brasa com batata a murro, Arroz de tamboril e camarão, Moelas, Bochechas de porco com puré de batata ou o afamado Pão de Ló.

ROCCO (LISBOA)

A temporada de verão traz novos pratos à zona do Ristorante, a área dedicada à cozinha de Itália do Rocco. As novidades são inspiradas em clássicos que nos remetem para a beira-mar: o Carpaccio de robalo, com as finíssimas tiras do peixe a refrescarem os sentidos, os Ravioli verdi di ricotta e spinaci com molhos de quiejos e noz pecan, o Spaghetti alle vongole inclui ameijoas da ria Formosa, e a Tagliata di Manzo para os amantes de carne, fazem agora parte da oferta do restaurante, onde a beleza de cada prato combina com o cenário em volta. Os mais atentos conseguem acompanhar todas as confeções, ali mesmo ao lado na cozinha aberta na extremidade da sala, onde a massa fresca, por exemplo, e todos os empratamentos são feitos à vista de todos.

TERRAÇU’S (DOURO)

À mesa do restaurante Terraçu’s, voltado para os sinuosos vales do Douro, qualquer almoço se torna numa experiência inesquecível. Confirmando a preferência por produto da época e fornecedores locais, a nova carta apresentada pelo chef André Carvalho traz-nos boas novidades, como o Salmonete corado com favas e corante de tinta de choco ou ainda o Cheesecake de cereja, framboesa e mousse de iogurte, uma opção refrescante para fechar a refeição. Para os mais indecisos, o menu de degustação de quatro momentos é mais uma boa desculpa para viajar até à Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, o único membro da Relais & Châteaux na região.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

O reencontro de estilo de Letizia e Máxima, em Amesterdão

O reencontro de estilo de Letizia e Máxima, em Amesterdão

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Inspire-se no

Inspire-se no "look" de Maria Cerqueira Gomes

Liga dos Bombeiros defende que Governo devia acabar com agência de fogos rurais

Liga dos Bombeiros defende que Governo devia acabar com agência de fogos rurais

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Ministério já contactou sindicatos médicos e dos enfermeiros para iniciar negociações

Ministério já contactou sindicatos médicos e dos enfermeiros para iniciar negociações

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

IPO do Porto vai criar Conselho Consultivo do Doente

IPO do Porto vai criar Conselho Consultivo do Doente

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

JL 1396

JL 1396

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Como deve escolher bem o seu próximo powerbank?

Como deve escolher bem o seu próximo powerbank?

"The Sympathizer": A nova minissérie que repensa a Guerra do Vietname

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Sony Bravia traz o cinema para casa com novos televisores e barras de som

Sony Bravia traz o cinema para casa com novos televisores e barras de som

Em dia de aniversário, recorde a vida da princesa Eléonore da Bélgica

Em dia de aniversário, recorde a vida da princesa Eléonore da Bélgica

Quiz VISÃO Se7e: 10 perguntas para testar a sua cultura geral

Quiz VISÃO Se7e: 10 perguntas para testar a sua cultura geral

Em “Cacau”: Marco e Cacau assumem o namoro a dias de serem pais

Em “Cacau”: Marco e Cacau assumem o namoro a dias de serem pais

Ex-assistente de Meghan comenta as acusações de 'bullying'

Ex-assistente de Meghan comenta as acusações de 'bullying'

10 estratégias para fazer novos amigos (quando se é adulto)

10 estratégias para fazer novos amigos (quando se é adulto)

Em “Cacau”: Regina aponta uma arma a Marco para proteger Cacau

Em “Cacau”: Regina aponta uma arma a Marco para proteger Cacau

As melhores imagens da equipa PRIO - Exame Informática - Peugeot no Eco Rally Portugal

As melhores imagens da equipa PRIO - Exame Informática - Peugeot no Eco Rally Portugal

A tua VISÃO Júnior de abril vale um bilhete para a Jumpyard!

A tua VISÃO Júnior de abril vale um bilhete para a Jumpyard!

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Operação Montana: PJ ajuda a prender 20 pessoas de uma rede criminosa internacional que se dedicava ao tráfico de droga e tinha membros portugueses

Operação Montana: PJ ajuda a prender 20 pessoas de uma rede criminosa internacional que se dedicava ao tráfico de droga e tinha membros portugueses

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

Musk confirma: Tesla vai apresentar robotáxi em agosto

Musk confirma: Tesla vai apresentar robotáxi em agosto

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Lídia Pereira (PSD) eleita vice-presidente do PPE após saída de Rangel

Lídia Pereira (PSD) eleita vice-presidente do PPE após saída de Rangel

Enfermeiros alertam para falta de qualidade nas urgências de Leiria

Enfermeiros alertam para falta de qualidade nas urgências de Leiria

Fiasco: O novo bar do Porto é um quatro em um

Fiasco: O novo bar do Porto é um quatro em um

PM e presidente do Conselho Europeu encontram-se na quarta-feira de tarde

PM e presidente do Conselho Europeu encontram-se na quarta-feira de tarde

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Operação Influencer: Tribunal diz que não há indícios de nenhum crime

Operação Influencer: Tribunal diz que não há indícios de nenhum crime

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites