Numa altura em que as temperaturas máximas vão subir em flecha, tudo o que nos vai apetecer comer são refeições leves, práticas e nutritivas. Para que não lhe faltem ideias de marmitas frias que aliam equilíbrio e rapidez, partilhamos consigo algumas opções que são perfeitas para comer em qualquer lado.
Salada num frasco
É das formas mais simples e práticas de ter sempre uma refeição repleta de sabor e nutrientes à mão. Para fazer uma salada num frasco perfeita, deve preparar camada a camada. A base deve ser sempre o molho – azeite, vinagrete – e a segunda camada deve conter os vegetais impermeáveis, como a cenoura, as ervilhas, os tomates cherry inteiros, ervilhas, feijão verde, grão… Na terceira camada, coloque os vegetais moles e as sementes, ou seja, falamos do pepino, do abacate, da quinoa, do milho, da fruta (não tenha medo de usar a imaginação). Tente, entretanto, compactar tudo muito bem, porque quanto menos ar tiver o frasco, mais frescos se vão manter os alimentos. A quarta camada deve ter as folhas verdes – rúcula, alface, espinafres – e a última camada de todas contém as carnes brancas, os frutos secos e o queijo, por exemplo. Estes ingredientes não são de todo obrigatórios e opte por combinações que a deixem feliz.
Wrap de Caponata
A caponata é uma pasta italiana extremamente saudável. Para a fazer, refogue beringela, cebola, tomates picados, alho, azeitonas e pimentos. Tempere a gosto e use das mais variadas formas. Para uma refeição rápida, leve e fria, coloque a caponata num wrap e delicie-se.
Salada de massa integral
Aqui não há como errar. Prepare a sua massa preferida, mas opte pela versão integral, e misture com salada, queijo, frutos secos, tomate, cenoura, frango desfiado… As possibilidades são infinitas e sempre saborosas. Prepare um molho à parte e deite na massa apenas quando for comer.