Dê férias ao ginásio e aproveite o bom tempo para se pôr a mexer lá para fora. Fuja à sua rotina de exercício e experimente uma nova modalidade, sem medos.
1. BOA ONDA
Para as amantes do mar, o bodyboard pode ser uma boa desculpa para não sair de dentro de água. E é um pouco mais fácil que o surf: não só não tem que se levantar em cima da prancha como conta com a preciosa ajuda dos pés de pato para passar a zona de rebentação. Comece por treinar no espumaço e vá-se aventurando cada vez mais, se o estado do mar permitir. Se não tem muita experiência com ondas, o melhor é ir sempre acompanhada para fora de pé. O fato de neoprene, mesmo que seja de verão, é obrigatório. E o protetor solar também!
2. SMASH!
É verdade, o padel está moda. Não é por acaso: é mais fácil de aprender que o ténis, joga-se a pares e dá-nos oportunidade de usar uma saias supergiras. E, claro, é um bom exercício. Não vá a correr comprar equipamento, use roupa e ténis que já tenha. Quanto às raquetes, os clubes alugam por um preço simbólico. O ideal seria ter umas aulas antes de começar, mas não é obrigatório. Não jogue sem fazer um bom aquecimento e alongar no fim, é uma modalidade exigente para a lombar e para os joelhos. Use a plataforma aircourts.com para alugar campos em todo o país. Os preços oscilam de clube para clube e variam consoante os dias e as horas.
3. SOBRE RODAS
Desde que os patins de quatro rodas foram substituídos pelos patins em linha muitas de nós deixaram de patinar. Mas nada a impede de regressar ao passado, até porque os modelos ‘vintage’ continuam à venda. Mas vai ter de se proteger à mesma: capacete, joalheiras e, muito importante, proteção para os pulsos. Ainda que lhe ‘roubem’ algum estilo, é preferível do que acabar com o estilo no hospital. Se não é uma patinadora nata, evite sítios movimentados, subidas e descidas. E atenção, não deixe que o medo cause desequilíbrios na sua postura, ou o exercício estará a fazer mais mal do que bem.
4. GRANDE PEDALADA
A bicicleta é sempre uma opção porque requer um menor esforço de aprendizagem. Mas para ser um bom exercício não basta dar uma voltinha até ao fim da rua. Se tiver crianças, é uma boa oportunidade para fazerem uns kms juntos. Se é verdade que hoje há muitas ciclovias espalhadas por aí, também é um facto que os condutores portugueses estão pouco habituados a respeitar os ciclistas. Por isso, muito cuidado no trânsito. Se prefere pedalar no paredão, tenha atenção aos horários em que é permitida a circulação de bicicletas. Quanto à segurança, evite calças largas, use sempre capacete e arranje uma boa campainha para abrir alas.
5. AO SERVIÇO
Num fim de dia de praia, há um grupo que a convida para uma partida de volley. Aceita o desafio? Sim! Pode ser muito divertido, queima bastantes calorias e não precisa de ter 2m de altura. Ninguém está à espera que seja uma profissional. Agora, se experimentar, gostar e começar a jogar com mais frequência, vá prevenida para o areal. No saco de praia leve um fato de banho mais desportivo (para não ter de ficar de T-shirt ou andar toda a partida a tirar o biquíni do rabo) e um boné ou pala. Tenha especial cuidado com os pulsos e com os dedos esticados em direção à bola.