A Chicco, marca especialista em puericultura, celebrou no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), a 17.ª edição do projeto de responsabilidade social “Chicco Dá Vida”, uma iniciativa que surge da vontade de ajudar e melhorar as condições dos Hospitais de todo o país e, consequentemente, dos seus bebés e famílias.
Os equipamentos doados em 2023, pela Chicco, ao Serviço de Neonatologia do HFF, mais comummente conhecido por “Amadora-Sintra”, o hospital que serve a maior área demográfica de todo o país, são altamente diferenciados: trata-se de um aparelho de hipotermia terapêutica, e de um aparelho de fototerapia intensiva, tornando assim mais completos os cuidados prestados por esta unidade por onde passam mais de 350 bebés anualmente.
Em 2022, nasceram na Maternidade do HFF 2680 bebés. Mais de dez por cento destes recém-nascidos nasceram prematuros. A Diretora do Serviço de Neonatologia do HFF, Rosalina Barroso, partilhou, que “apesar da diminuição da natalidade, a taxa de prematuridade mantém-se mais ou menos constante, sendo a prematuridade considerada um grave problema de saúde pública. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2020 nasceram antes das 37 semanas de idade gestacional 13.4 milhões de recém-nascidos.”
A Diretora de Serviço de Neonatologia do HFF explicou que “a doação [dos aparelhos oferecidos pela iniciativa Chicco Dá Vida] vai permitir intervir na ‘janela terapêutica’, sem necessidade de transferência dos recém-nascidos para outras instituições da Grande Lisboa, como até agora acontecia. Graças a este apoio poderemos também receber bebés de outros, porque com o equipamento de hipotermia terapêutica escalamos a nossa Unidade de Cuidados Intensivos Especiais e Neonatais para outro nível de diferenciação.”
Filipa Remígio, Co-CEO da Artsana Portugal, quis deixar uma palavra de gratidão: “Em nome da marca Chicco, gostava de agradecer ao Hospital e à sua equipa de profissionais, que todos os dias dão o seu melhor para cuidar dos bebés e das suas famílias. Este projeto tem 17 anos, é um projeto pro bono, em que todos os intervenientes e parceiros prestam o seu trabalho, tempo e dedicação para garantir que este projeto tem continuidade. É um projeto que, por estas mesmas características, é de todos nós e também dos consumidores, que confiam na marca, de todos os colaboradores da empresa que através do projeto Chicco Dá Vida também sentem e vivem a missão da marca. Ao longo destes 17 anos (…) temos a noção que já fizemos algumas coisas, mas que ainda há imenso por fazer”, disse.
No evento desta edição, assim como aconteceu o ano passado, a marca contou com a presença da atriz Sara Matos, como madrinha, cara e voz deste projeto. Mãe de um menino de dois anos, é madrinha desta iniciativa: “À semelhança do ano passado, é uma enorme honra poder fazer parte desta causa. Este foi um convite que aceitei rapidamente porque, enquanto mulher e mãe, fazer parte desta iniciativa é poder fazer a diferença na vida de muitos bebés e famílias portuguesas que passam por esta realidade. Este é mais um ano em que agarro esta oportunidade de fazer parte do projeto Chicco Dá Vida.”
Rosalina Barroso partilhou, ainda: “A nossa história é também das pessoas e das empresas que nos ajudam a ter melhores condições. Ficam gravadas em nós. Queremos, por isso, agradecer ao projeto “Chicco dá Vida” a oferta destes dois aparelhos: o aparelho de fototerapia intensiva, que vai permitir que nós ganhemos tempo e que os bebés fiquem afastados o mínimo de tempo possível, promovendo assim o aleitamento materno, e o equipamento de hipotermia terapêutica, que vai escalar a nossa Unidade de Cuidados Intensivos Especiais e Neonatais para outro nível de diferenciação.”
Luís Gouveia, Presidente do Conselho de Administração do Hospital, acrescentou ainda: “É com muito gosto que nós acolhemos a disponibilidade da Chicco na sua campanha ’A compra com o dobro do amor’. Nós também agradecemos em dobro esta ação, porque efetivamente o hospital beneficia muito da entrega destes equipamentos que são tão necessários ao nosso Serviço de Neonatologia.”
O projeto “Chicco dá Vida” nasceu em 2006, e cada edição foca-se em ajudar a equipar serviços de Neonatologia das unidades hospitalares portuguesas, aos quais a marca oferece equipamentos e materiais especializados de acordo com as necessidades de cada Unidade.
Até ao momento, o projeto “Chicco Dá Vida” já ajudou a equipar 15 Unidades de Cuidados Neonatais por todo o país, além de ter doado cerca de 750 intercomunicadores a mais de 65 unidades de saúde na pandemia, e de ter remodelado e equipado 15 cantinhos de amamentação nos 15 anos do Projeto, em 2021. A marca tenciona dar continuidade a este projeto que há muito se tornou parte do seu ADN.
Para todas as informações sobre a marca e sobre a história deste projeto: www.chicco.pt