Em 1943, o italiano Attilio Santini trouxe para Portugal o expertise e excelência dos gelados italianos já presente na família desde a geração do seu bisavô. Seis anos depois abre a sua primira loja no local ic+onico da Linha: a praia do Tamariz, no Estoril, local perfeito e que espelha bem a arte do dolce fare niente.
Uma ida ao Santini aos domingos depressa se transformou uma tradição entre as familias da Costa do Estoril, que se mantém hoje e se estendeu às 16 lojas da marca italiana.
E no ano em que assinala o seu 75.º aniversário, a Santini associa-se a uma outra marca icónica, a Bordallo Pinheiro, que leva nome do um proeminente artista português do século XIX e que celebra 140 anos de existência, numa edição limitada de copos: a coleção Carmen, com relevos e cores ausivas às frutas que dão sabor aos gelados: morango, uva, laranja. Recheados com os respetivos sabores e estão disponíveis em todas as lojas Santini até ao final do ano por €18,00 a unidade.
Eduardo Santini, neto do fundador e administrador da marca, pioneita nos gelados artesanais, afirma que o objetivo é criar “um futuro feito de história. Em cada sabor dos nossos gelados, encontramos o expertise e tradição que temos vindo a passar de geração em geração”, afirma.