Histórias que emocionam e mostram como este é um amor maior e especial.
MULHERES DO SÉCULO XX – Com Annette Bening, Greta Gerwig e Elle Fanning. Esta é a história de uma mãe solteira, Dorothea, de 50 anos que vive com o seu filho adolescente na california do sul no final dos anos 70. Dorothea tenta educá-lo, numa época de mudanças culturais profundas, com a ajuda de duas mulheres que alugam um quarto da sua casa.
A FILHA PERDIDA – Filme realizado por Maggie Gyllenhaal (a sua estreia atrás das câmaras) com Olivia Colman no principal papel e baseado no livro com o mesmo nome de Elena Ferranti. O filme conta a história de uma professora universitária de férias sozinha na Grécia e que passa os seus dias no areal de uma praia também frequentado por uma família. Leda vê na jovem mãe daquela família a sua própria exaustão e desalento dela própria quando era mais nova e tinha de tomar conta das suas filhas e trabalhar simultaneamente.
JUSTIÇA PARA EMMETT TILL – Uma história perturbadora e verídica, passada em 1955 no Mississipi, que nos conta o horror de uma mãe afroamericana cujo filho adolescente foi linchado, torturado e assassinado à mão de racistas. Recusando-se a fechar o caixão, e para que todos vejam o corpo mutilado do filho, ela passará o resto da sua vida a tentar trazer os assassinos à justiça. Com Danielle Deadwyler, Jalyn Hall e Whoopi Goldberg.
BOYHOOD, MOMENTOS DE UMA VIDA – Realizado por Richard Linklater durante 12 anos, com os mesmos atores. O filme acompanha a vida de um rapaz, dos 6 anos até aos 18, desde o momento em que entra na escola até à saída do liceu, os amores e desamores e o seu relacionamento com os pais, divorciados, à medida que vai crescendo. Com Patricia Arquette, Ellar Coltrane e Ethan Hawke.
MULHERZINHAS – A vida de quatro jovens e a sua mãe que tentam sobreviver durante a Guerra Civil americana, numa sociedade que secundariza e desvaloriza as mulheres. Cinco exemplos de força feminina em que a mãe tem um papel de união e força. Com Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen e Laura Dern.
LADO A LADO – Com Julia Roberts, Susan Sarandon e Ed Harris, este filme de 1998 conta a história de uma jovem fotógrafa que inicia uma relação amorosa com uma homem mais velho e divorciado que tem uma filha pequena. Ela tenta conquistar o afeto da menina e ter uma relação cordial com a mãe mas é muito difícil até que um diagnóstico muda a perspetiva de todos.
LADY BIRD – Filme realizado por Greta Gerwig, com Saiorse Ronan e Laurie Metcalf e centra-se na relação intempestiva de uma adolescente com a sua mãe. Os desafios do amor, da autodescoberta, as expetativas em relação ao futuro, é motivo de discussão entre mãe e filha mas também de uma ligação especial.
LION, A LONGA ESTRADA PARA CASA – Outra história verídica de um menino indiano de 5 anos que se perde do irmão nas ruas de uma grande cidade e vai parar a 5000km de distância de casa. Depois de sobreviver várias semanas sozinho na rua, e escapar a destinos indescritíveis, é adoptado por um casal australiano. Passados 25 anos, a memória da sua família biológica regressa em força e ele tenta reencontrá-los para saber o que lhes aconteceu e fazer as pazes com o passado. Com Nicole Kidman e Dev Patel.
MÃES PARALELAS – Filme de Pedro Almodovar, com Penelope Cruz. Com a sua mestria em contar-nos as vidas de mulheres e mães, o cineasta espanhol dá-nos a conhecer a história de duas mulheres que se conhecem no quarto de hospital onde vão ter os seus filhos. Ambas são solteiras e engravidaram acidentalmente, uma está feliz, outra arrependida. As suas vidas cruzam-se naquele espaço e criam laços para sempre e uma ligação que terá altos e baixos.
FILOMENA – Com Judi Dench e Steve Coogan, relata outra história verídica de uma jovem irlandesa que engravida na adolescência e, rejeitada pela família, vai viver para um convento de freiras onde tenta subsistir com o seu filho. Só que aos 3 anos, o seu filho é vendido clandestinamente a um casal de americanos e ela passa o resto da vida a tentar encontrá-lo. Várias décadas depois, um jornalista tenta ajudá-la nessa busca incessante.
PIECES OF A WOMAN - Filme muito duro mas muito real sobre um casal que perde a sua filha recém nascida depois um parto em casa que corre muito mal. Com Vanessa Kirby, Ellen Burstyn e Shia LaBeouf, com a produção de Martin Scorsese.
TULLY - Com Charlize Theron a interpretar o papel de uma mãe de 3 crianças, uma delas recém nascida, que recebe um presente inesperado: a ajuda de uma ama perfeita para conseguir ter vida além da maternidade. Mas nem tudo o que parece é.