É conhecido por ser um evento exuberante que tem a moda e a criatividade como destaque, mas a Met Gala foi criada em 1948 com o objectivo de angariar fundos para o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art. Por isso mesmo, é natural que haja curiosidade quanto ao valor dado pelos convidados à organização do evento e quanto ao valor total angariado.
A edição deste ano da Met Gala aconteceu na segunda-feira, dia 6, e angariou 24,1 milhões de euros. Um valor confirmado por um porta-voz do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art ao New York Times e que representa um aumento de 3,7 milhões de euros quando comparado ao do ano passado.
Os donativos são obtidos entre convidados, patrocinadores e marcas que se associam ao evento. Este ano, uma entrada individual na gala custou perto de 70 mil dólares, valor que tem vindo a aumentar de ano para ano – em 2015 a entrada individual custava 23 mil euros. Já uma mesa inteira -muitas vezes adquirida pelas marcas que vestem as celebridades – pode custar 325 mil euros.
O mediatismo mundial do evento explica o valor milionário desta gala e faz com que outros eventos filantrópicos de Nova Iorque sejam prejudicados. Segundo o New York Times, outras galas de caridade da cidade estão a sair prejudicadas, com os valores angariados a registar um decréscimo de ano para ano.