NORTE
Circuito de 200km
Chaves; Vinhais; Bragança; Parque Natural de Montesinho; Sanabria (Espanha)
Não foi à toa que os romanos se apaixonaram por Chaves. Deambule pela cidade para descobrir os ex-líbris: a ponte de Trajano sobre o rio Tâmega, o Castelo e a Torre de Menagem, os Paços do Concelho, a Rua Direita, a ‘ponte’ de poldras… Não deixe de visitar o espantoso Museu das Termas Romanas. Próxima paragem? Vinhais, o Parque Biológico e os seus animais, e o Miradouro do Baloiço de Ciradelha. Siga para Bragança com o seu castelo altaneiro, o Parque Natural de Montesinho, uma caixinha de surpresas devido à beleza da paisagem e dos animais que se avistam, que privilégio! Dê um pulo até Espanha e deslumbre-se com o lago glaciar de Sanabria e a vila histórica Pueblo de Sanabria.
************************************************************************************************
CENTRO
Circuito de 250km
Montemor o Novo; Mora; Crato; Vila Velha de Ródão; Monsanto
O ponto de partida é Montemor-o-Novo, não deixe de percorrer o seu castelo para uma viagem no tempo pelas suas ruínas. Daqui pode avistar o Convento de Nossa Senhora da Conceição e a Ermida de Nossa Senhora da Visitação. Visite a cidade e em seguida parta para Mora e faça uma visita ao esplêndido Fluviário, um aquário público que nos ensina tudo sobre os ecossistemas de água-doce. Crato é a próxima paragem e se a sua viagem calhar entre 23 e 27 assista ao Festival que ali se realiza, para além de percorrer a bela vila. A estrada leva-nos a Vila Velha de Ródão e ao seu ex-líbris, o monumento natural das Portas de Ródão, fechando o circuito com chave de ouro na histórica vila de Monsanto, com o seu casario escondido nas formações rochosas, que foi cenário da série ‘Guerra dos Tronos’.
*************************************************************************************************
SUL
Circuito de 370km
Évora; Redondo; Reguengos de Monsaraz; Alqueva; Vale de Frades; Beja; Sagres
Comece cedo a explorar Évora, partindo da Praça do Giraldo pelas ruas empedradas até à Sé, Museu de Évora, Templo de Diana e, claro, a Capela dos Ossos. Pela fresca, explore os Passadiços da Serra d’Ossa, a 8km do Redondo. Chegados à vila, passe pela Praça D. Dinis, Igreja Matriz e Castelo. Depois chega Reguengos de Monsaraz, e aqui perto tem o Observatório Dark Sky Alqueva para explorar o pôr do sol e o céu. Na região do Alqueva, pare com regularidade e aprecie as belas paisagens. Continue viagem até Vale de Frades, percorra as ruínas da Villa de São Cucufate, e depois Beja, onde é sempre bom voltar com tempo. Sagres é a meta e uma visita à Fortaleza impõe-se.