Norte
Passadiços do Távora Sernancelhe
Aqui tem duas opções: como é um percurso linear pode optar pela caminhada mais curta de 1,5km (3km ida e volta) até à Ponte Pedonal da Ribeira, ou então, se se sentir à vontade para andar mais, pode ir até ao Observatório de Aves Aracnídeo que são 3km (6km ida e volta) e tirar, prometemos, dezenas de fotografias porque a paisagem florestal é arrebatadora assim como o curso de água que dá nome ao passadiço. É um percurso fácil para fazer em família. Um dos pontos altos da caminhada, para as crianças é garantido, é o observatório de aves que ao longe parece uma aranha gigante. Se o tempo ajudar ainda pode dar um mergulho na praia fluvial de Vila da Ponte.
*****************************************************************************************
CENTRO
Passadiços do Cerro da Candosa
Góis
Situados em Vila Nova do Ceira, concelho de Góis, estes espetaculares passadiços encantam todos que por ali passem. Fica desde já o aviso que, apesar de ser um percurso curto, com 600m, como é linear, tem de percorrer 1200m e, mais importante, dele fazem parte umas escadarias sobre o desfiladeiro rochoso com subidas bem íngremes.A vista imponente para a Garganta do Cabril do Ceira é realmente de cortar a respiração (e não é só pelo esforço) e vai ser difícil não andar com a máquina fotográfica sempre a disparar para todo o lado. Já que aqui está, aproveite para descer até às Portas do Ceira, onde o rio parece ter furado a montanha rochosa, para se refrescar na praia fluvial, mas atenção que não é vigiada.
*******************************************************************************************
SUL
Trilho BioMelides
Grândola
Mais um percurso para quem gosta de mergulhar na Natureza. Este é circular e tem cerca de 13km, à volta da lagoa, tendo como ponto de partida aconselhado o miradouro da praia de Melides. O tempo médio para o percorrer é de 3h, mas este é meramente indicativo, vá ao seu ritmo e sobretudo leve algo para comer e beber (guarde o lixo e deposite nos locais indicados fora da área protegida). Atenção que há partes do trilho em areia, mais difíceis para caminhar, zonas mais ou menos arborizadas, uma zona de pinhal e outra de arrozais. Se gosta de birdwatching leve uns binóculos porque aqui podem ser avistadas cerca de 170 espécies de aves (sobretudo no abrigo junto à praia), além de borboletas, insetos e anfíbios. Um local fantástico para os miúdos aprenderem a respeitar a Natureza.
*******************************************************************************************
Ilha do Faial
Açores
Se nos outros passeios o problema é o sol escaldante, aqui na ilha do Faial o conselho vai no sentido de fazer este percurso só se houver bom tempo e boa visibilidade. Este trilho, com cerca de 7km, está inserido na reserva natural da Caldeira do Faial por isso prepare-se para ficar rendida à beleza da paisagem protegida. É um percurso circular, que começa e termina no Miradouro da Caldeira, e faz-se a uma altitude compreendida entre os 840m e os 1040m. O tempo médio de passeio é de 2h30 mas não se apresse, para ‘absorver’ em pleno a vegetação luxuriante circundante, a vista para a ilha do Pico (se o tempo deixar) ou para os Capelinhos. Nesta ilha há cerca de 9 trilhos, cinco deles classificados como fácil, como este da Caldeira.