James Herriot foi veterinário em Inglaterra na região do Yorkshire, entre os anos 30 e 50, e escreveu as suas memórias em livros que se tornaram bestsellers. A primeira série baseada nestes livros foi feita pela BBC, entre 1978 e 1990, e foi um êxito absoluto (também passou em Portugal, onde teve o mesmo êxito).
O remake está a passar agora na RTP2. Com o título original de ‘All creatures great and small’ (uma passagem da Bíblia que dá o mote aos livros e às duas séries), chega a Portugal, tal como a primeira, com o desenxabido título de ‘Veterinário de província’, mas na verdade é o que é: aqui assistimos ao quotidiano de um veterinário na aldeia de Darrowby no lindíssimo campo inglês.
Acompanhamos o percurso de James (o fantástico ator escocês Nicholas Ralph, penteadinho até à exaustão), de veterinário ‘estagiário’ até a médico competente, acolhido na original família do seu patrão, Siegfried Farnon, que vive com o irmão mais novo, Tristan, também veterinário (mas mais dedicado às raparigas do que aos animais) e a maternal Mrs. Hall, governanta.
A nova série já passou em Portugal há uns tempos, mas foi agora reposta em boa hora. Está a fazer as delícias de quem gosta de animais, e tem a enorme vantagem de ser para todas as idades. E já teve o mérito de recuperar um hábito antigo: o de reunir toda a família em frente da televisão depois do jantar para ver um episódio que nos deixa sempre de coração quente. Além de excelentes atores e de um guião que continua uma ternura, aqui encontramos a habitual competência britânica em realização, cenários lindos e roupa icónica (até para acudir às vacas aquela gente vai de fato e gravata…)
A série já começou há umas semanas, mas quem perdeu os episódios passados pode sempre revê-los no RTP Play.
Ah, e se quiser ler em inglês, compre o livro. Vale a pena.
Onde ver:
RTP2, todos os dias às 22h
RTP Play ou Disney+