Nem só de selfies e ootds se fazem as redes sociais. De sketches humorísticos sobre matemática a vídeos que desdramatizam a entrada na faculdade, tudo é possível no mundo da pedagogia digital.
Marta M. Rodrigues
@ prof.marta_mrodrigues
Preparada para conhecer o Vasco Palmeirim da educação? Sim, é precisamente Marta Rodrigues, professora de português que escreve letras com a matéria dada para músicas conhecidas e é a cantar que termina muitas vezes as suas aulas. E pode assistir a estes ‘concertos de bolso’ no Tik Tok . A verdade é que aprender sobre a hipérbole ao som de Justin Bieber ou remisturar os Lusíadas com a Taylor Swift parece funcionar na missão de anunciar ao mundo que “Português é Maravilhoso”, como faz questão de declarar em todos os seus conteúdos.
Lia Gualdino Alves
@ es.tu.dar
Lia Alves é licenciada em Estudos Clássicos e Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Terminou o secundário na área de Línguas e Humanidades com média de 19 e desde os 16 anos que estás nas redes sociais para mostrar que estudar não tem de ser aborrecido, disponibilizando ferramentas e materiais de apoio (incluindo aulas gratuitas de preparação para os exames nacionais) e revelando algumas das suas rotinas e hábitos. Aliás, essa acabou por ser a sua saída profissional, tendo entretanto criado a Academia Astra, onde dá explicações a alunos do secundário na área de Línguas e Humanidades.
Ana Catarina
@ anagarcia.pt
Ana Catarina é formada em Psicologia e tem um mestrado em Psicologia Social e das Organizações. Hoje dá formação e oferece serviços de mentoria na área de desenvolvimento pessoal com principal destaque para o início de carreira. É nestes temas que se focam os conteúdos que desenvolve para o Instagram. Aliás, Ana Catarina começou o seu caminho nas redes sociais precisamente para sair da sua zona de conforto e ultrapassar o seu pavor de falar em público. Aos seus seguidores garante que é normal não terem logo uma visão clara do que querem fazer na vida, que testar e experimentar diferentes áreas faz parte e que há vários caminhos possíveis para obter os mesmos resultados.
Rita Henriques
@ ritahenriques.bg
Formada em Biologia, Rita Henriques está no Instagram e no YouTube para ajudar todos os que querem ter bom aproveitamento em Biologia e Geologia. Aliando conteúdos gratuitos, como vídeos a explicar os mais variados conceitos, a serviços pagos de explicações, acompanhamento contínuo ou programas intensivos de preparação para os exames, Rita faz qualquer um – mesmo aqueles que já terminaram o secundário há décadas – ficar curioso acerca da Adenosina Trifosfato ou da Teoria do Ressalto Elástico (não, não é uma modalidade olímpica). A sua máxima? “Só percebes aquilo que consegues explicar!”
Rafael Vieira
@podcastuniversitario
Rafael Vieira é licenciado em Engenharia Informática, mestre em Gestão de Projetos e uma boa influência para quem está a acabar o secundário e a decidir o seu futuro. É autor do Podcast Universitário que conta já com mais de 190 episódios e mais de 153 cursos em análise (catalogados e organizados no site podcastuniversitario.pt). Nas redes sociais pode também encontrar vídeos sobre os mais variados temas que vão desde os exames nacionais à escolha do curso, passando pelo processo de candidatura ao ensino superior. Para quem entrou agora na universidade, podem ser especialmente úteis os vídeos em que Rafael Vieira fala sobretudo para os caloiros, onde tira todas as dúvidas sobre os primeiros dias e o primeiro ano, avisando desde logo que o ano de estreia universitária pode ser muito teórico mas que é importante não desmotivar.
Inês Guimarães
@ mathgurl
Mestre em Matemática pela Universidade do Porto e autora de ‘Desafios Matemáticos que te Vão Enlouquecer’
e do livro infantil ‘A Terra da Mentemática’, com Paulo Sousa, Inês Guimarães é a prova viva de que a matemática é tudo menos aborrecido e que há muitas pessoas interessadas no assunto – a MathGurl celebrou recentemente a conquista de 100 mil seguidores no Instagram (o seu boom deu-se no YouTube mas Inês concentra agora esforços nesta rede, que lhe permite maior proximidade com os seguidores). Com o charme extra do sotaque do norte, esta vimaranense de gema encontrou no humor uma forma de chegar às pessoas e os seus sketches não ficam atrás dos de muitos humoristas encartados. De analogias futebolísticas a adaptações de letras a músicas do Eminem, tudo vale para falar de matemática. Impossível é parar de ver!
Sílvia Valério
@a_minha_sala_de_aula
Sílvia Valério é daquelas pessoas que sempre disse que queria ser professora e nota-se! Neste caso usa as suas redes sociais para ajudar outros professores do primeiro ciclo com as mais variadas sugestões para serem postas em prática na sala de aula, de atividades a fazer com os mais pequenos a conselhos que dá com base na sua experiência, sem descurar os memes humorísticos para aliviar a tensão que se acumula durante o ano letivo. Além disso, Sílvia dá formação em escolas e leciona cursos onde ensina colegas a usar ferramentas como o Canva, para serem mais criativos na hora de ensinar.
Mr Duncan
@EnglishAddict
Agora numa nota completamente diferente: um professor que ensina inglês ao mundo inteiro a partir de sua casa e dá aulas em direto completamente gratuitas. O seu canal de YouTube ‘English Addict with Mr Duncan’ (desde 2006) tem mais de 1500 vídeos e um milhão de subscritores, onde o icónico humor britânico é o denominador comum. Um apaixonado pela língua inglesa, Duncan lembrou-se de criar o canal depois de quatro anos a ensinar inglês na China.
Margarida Logrado
@ student.hub__
A Margarida, que acabou o secundário com média de 19,5 e atualmente estuda Medicina em Lisboa, é o rosto mais visível das redes sociais desta plataforma de apoio ao estudo (mas há mais!). Mais vocacionado para a matemática do 10º ao 12º ano, a grande missão do Student Hub é preparar os alunos para os Exames Nacionais, disponibilizando de forma gratuita recursos para estudantes, incluindo exercícios de prática, videoaulas e simulações de testes. No Instagram e Tik Tok pode encontrar ainda os mais variados vídeos com matéria e outros conselhos úteis para os estudantes que não querem, no fim do ano, prestar contas por maus resultados.
Fotos: DR