
1 – O seu primeiro emprego não foi como atriz: começou aos 15 anos como locutora de rádio.
2 – O seu verdadeiro nome não é Fernanda mas Arlette Pinheiro Torres. Passou a assinar Fernanda Montenegro quando entrou para a rádio.
3 – Foi na rádio que conheceu o marido, Fernando Torres, que também era locutor. Juntos formavam uma dupla que falava sobre cinema. Casou em 53, com 23 anos e um vestido de noiva emprestado da amiga atriz Eva Todor, que se casara há pouco.
4 – No ano passado foi a atriz mais velha a aparecer na capa da ‘Elle’ brasileira.
5 – É ‘imortal’ desde 2022, como membro da Academia Brasileira de Letras. É apenas a 9.ª mulher – e a primeira atriz – eleita imortal da Academia. A Academia tem apenas 40 membros efetivos e perpétuos (e por isso chamados ‘imortais’) além de 20 sócios estrangeiros.
6 – Também faz parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que todos os anos atribui os Óscares. A Academia tem à volta de 10 mil e quinhentos membros, entre os quais 50 brasileiros.
7 – Entrou no ano passado para o Guinness Book of Records mas o feito não tem nada a ver com a idade: conseguiu reunir o maior número de pessoas a assistir a uma leitura filosófica. 15 mil pessoas estiveram presentes para vê-la no espectáculo ‘Fernanda Montenegro Lê Simone de Beauvoir’, no Parque Ibirapuera em São Paulo.
8 – Apesar dos seus 95 anos, continua em atividade e nunca deixou de trabalhar. Mas não é a única. É a terceira atriz mais velha do Brasil: acima dela ainda estão Laura Cardoso, com 97 anos e Berta Loran, 98. Aliás, há várias atrizes e atores brasileiros, bem conhecidos dos portugueses, que já passaram os 90: Glória Menezes, 90, Francisco Cuoco, 90, Ary Fontoura, 91, Othon Bastos, 91, Rosamaria Murtinho, 92, Mauro Mendonça, 93, Lima Duarte, 94, e Nathalia Timberg, 95