
O Hygge é dinamarquês, o Dugnadsånd é norueguês, os dois conceitos contribuem para uma maior sensação de felicidade e ambos foram popularizados por Meik Wiking, fundador do primeiro Happiness Research Institute, em Copenhaga, Dinamarca, autor de quatro betsellers, entre eles ‘The art of Danish Living’, com vendas superiores a 2 milhões de livros.
Hygge remetia para uma sensação de aconchego e bem-estar e podia ser adotado no dia a dia através de várias ações: tomar uma bebida quente, acender velas, conversar tranquilamente com amigos e família, vestir roupa confortável e ficar no sofá com uma manta…
Agora, Meik Winking acha que um outro conceito escandinavo pode igualmente contribuir para a nossa felicidade. Dugnadsånd significa ‘espírito de comunidade’ e fala para o poder do coletivo, com ênfase na cooperação e altruísmo.
O Dugnadsånd pode tomar várias formas, um bairro que se junta para pintar a escola local, por exemplo, ou vizinhos que decidem restaurar uma cerca. Há muitas maneiras de alimentar o nosso sentido de comunidade e é importante que isso seja incutido nas nossas crianças.
“Trabalhar em conjunto é muito mais agradável; o projeto fica concluído muito mais rapidamente e é uma ótima forma de aprender novas competências com os outros. Por isso, não seja tímido – convide pessoas para o ajudarem com o seu projeto. Elas também se sentirão felizes por isso”, escreve Meik Wiking no site Stylist.