
Quem já não passou por um grupo de pessoas a correr, à beira mar ou mesmo no centro da cidade? Trata-se muito provavelmente de um clube de corrida. O Correr Lisboa é um desses grupos. Criado há 12 anos por Bruno Claro, começou por ser uma plataforma social que ajudava a encontrar companhia para correr mas rapidamente saiu do espaço virtual e começou a organizar treinos de corrida. “Já foram milhares as pessoas que ajudámos a começar a correr ao longo destes anos. Atualmente, temos 15 treinos semanais de corrida espalhados por vários locais e dias da semana”, explica Bruno Claro, “Somos um grupo livre, sem obrigações e abertos a todos. Por mês temos cerca de 2 mil presenças em treinos e possivelmente. 400 corredores únicos”.
Apesar de ainda não serem a maioria, há cada vez mais mulheres que aderem ao Correr Lisboa. “Já começam a ser cerca de 40% dos participantes. Nos treinos de iniciação e funcionais, temos mais mulheres que homens”, explica Bruno. No nosso caso como temos um público com mais de 35 anos, por norma são pessoas casadas, mas temos um pouco de tudo.”

Um estudo de 2023 realizado pela Adidas revelou que 92% das mulheres que corriam estavam preocupadas com a sua segurança. Os clubes de corrida são desse ponto de vista também importantes. À segurança, Bruno Claro acrescenta motivação e conforto como os principais fatores que levam as mulheres a procurar grupos de running. “Correr em grupo dá uma sensação de segurança muito grande”.
Para Bruno, a corrida é também cada vez mais um fenómeno de socialização. “Funciona como qualquer comunidade com interesses comuns e criam-se grandes laços de amizade.”
E o amor, também acontece? “Felizmente já tivemos bonitas, histórias de amor. Tivemos uma treinadora que se apaixonou por um participante, casaram e tiveram 2 filhos. O meu caso, era casado divorciei-me e encontrei o amor e a felicidade novamente com uma participante dos treinos e hoje vivemos felizes e unidos pela corrida”.
Os treinos do Correr Lisboa são gratuitos – durante a semana começam entre as 18h30 e 19h30 e aos fins de semana às 9h -, há um grupo de iniciação, onde se ajuda as pessoas a começarem a dar os primeiros passos na corrida, e há treinos funcionais, para ajudar a melhorar a condição física. Os treinos de corrida são divididos por níveis – três grupos de corrida e um de iniciação que alterna corrida com caminhada. Para os mais aventureiros e amantes da Natureza (os treinos são em Monsanto), há dois treinos de trail. Saiba mais no site do Correr Lisboa.