CLAY é o novo projeto da Cultural Affairs – responsável pelo Vhils Studio, Underdogs Gallery, Iminente e Ephemeral Ethernal – que cruza a tradicional azulejaria portuguesa com a criatividade da arte urbana. Falámos com Pauline Foessel, Head of Curatorial da CLAY, sobre esta nova iniciativa.

Pauline Foessel (foto Alain Richard)

Como surgiu a ideia deste novo projeto? 
A ideia da CLAY surgiu de forma bastante orgânica a partir da nossa experiência em arte pública. Sempre procurámos criar projetos que permitam às obras viver para além das paredes das instituições — obras que permanecem na rua, que fazem parte do quotidiano e que deixam uma marca na paisagem. O azulejo pareceu-nos uma extensão natural dessa abordagem: duradouro, poético e profundamente enraizado na cultura visual portuguesa. Ao mesmo tempo, muitos dos artistas com quem trabalhamos têm vontade de explorar novos formatos e meios. A CLAY oferece essa oportunidade, ao criar uma ponte entre arte contemporânea, design e tradição. 
 
A ideia é dar uma vida nova à arte do azulejo como forma de reavivar uma tradição tão portuguesa? 
Sim, mas não só. Não pretendemos replicar ou preservar a tradição de forma nostálgica. Queremos ativá-la. A CLAY consiste em envolver a tradição cerâmica como um material vivo, em constante evolução, e convidar artistas contemporâneos a reinterpretá-la através da sua linguagem visual. É uma forma de homenagear o passado, projetando-o no presente e no futuro — tanto do ponto de vista estético como funcional. 
 
Mas também se trata de abrir novos caminhos para os artistas. Acreditamos que os artistas visuais podem e devem atuar para além do circuito tradicional de arte. Trabalhar com azulejos permite-lhes expandir a sua prática para o design, a arquitetura e o espaço doméstico. A CLAY oferece um novo modelo de receita, mais sustentável, que permite criar peças duradouras e tangíveis, que se tornam parte da vida e dos espaços das pessoas. 

Tradição e inovação — é isso que caracteriza a CLAY? 
Sem dúvida. Essa tensão está no centro do projeto. A CLAY é o ponto de encontro entre tradição e visão contemporânea. Trabalhamos com várias técnicas: algumas mais industriais, utilizadas na criação de padrões e edições; outras mais próximas do saber tradicional, aplicadas em obras por encomenda e executadas por profissionais com gerações de experiência. Ao mesmo tempo, colaboramos com artistas que trazem novas ideias, ferramentas digitais e referências culturais diversas. Isso gera um diálogo poderoso — não apenas entre passado e presente, mas também entre disciplinas, materiais e formas de pensar e criar. 

Qual o principal desafio em trabalhar com o azulejo? 
Um dos grandes desafios é traduzir o universo do artista — muitas vezes complexo, em camadas ou em grande escala — para um formato modular e repetível. É uma nova limitação que exige experimentação. Há também um desafio técnico: as cores comportam-se de forma diferente na cerâmica, e trabalhar com vidrados, texturas e relevos é um processo completamente distinto de pintar numa tela ou criar digitalmente. Mas é isso que torna tudo tão estimulante. Obriga os artistas a sair da sua zona de conforto e leva a resultados inesperados.

 


 Qual o critério na escolha dos artistas? Até agora quais os que colaboraram? 
Começámos com artistas que já conhecemos bem, com quem já colaborámos e que confiam em nós para aceitar este novo desafio. Mas cada um teve de desenvolver algo que nunca tinha feito antes. Não queríamos que simplesmente transpusessem o seu trabalho para o azulejo. Convidámo-los a criar composições ou padrões originais, enraizados na sua prática, mas pensados especificamente para o meio cerâmico. 

 A primeira coleção inclui artistas como o Vhils, cuja relação com a matéria e a superfície é essencial, e outros como JonOne, AkaCorleone ou Kruella d’Enfer, que trazem sensibilidades completamente diferentes. O que os une é a vontade de explorar, de se adaptar e de desafiar os seus próprios limites. 

Daqui para a frente, vamos convidar artistas a responder a temas abertos — como geometria, natureza ou comida, por exemplo — para incentivar interpretações diversas e expandir o leque de colaborações. 
 
Quais as principais plataformas/suportes/formatos a usar na divulgação deste projeto? 
Apresentamos o projeto tanto online como em formato físico. Na semana passada, realizámos uma apresentação intimista para 50 convidados no estúdio do Vhils, onde demos a conhecer a nova linha e a visão por detrás da CLAY. Foi uma forma de partilhar o projeto diretamente com a nossa comunidade e recolher reações iniciais. 


Estamos também focados na divulgação através do nosso website e redes sociais, com especial destaque para a documentação do processo criativo. Uma série de vídeos mostra as técnicas envolvidas e as perspetivas dos artistas. 
 
Esta divulgação será apoiada por: 
• Um website dedicado, onde colecionadores, designers e o público em geral poderão explorar os azulejos e conhecer as histórias de cada artista   
• Apresentações físicas em galerias, espaços de design e contextos culturais   
• Parcerias arquitetónicas para fachadas, interiores e encomendas site-specific   
• Conteúdos editoriais que cruzam arte, design e tradição, atingindo públicos nas áreas da arte, arquitetura e design 

Como pode o público em geral ter acesso ao projeto? 
O público poderá aceder à CLAY principalmente através do website, que funcionará como catálogo e plataforma de storytelling. Pretendemos também apresentar os azulejos em espaços físicos, através de showcases e integrações arquitetónicas. Caso alguém pretenda adquirir um azulejo como peça de arte ou encomendar uma parede inteira, a ideia é tornar estas peças acessíveis, mantendo a sua singularidade — e mostrar como a arte contemporânea pode habitar os espaços do quotidiano. 

Vídeos: Fred Fabrik

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Desfile de elegância e ousadia na semi-final dos “International Emmy Awards” em Portugal

Desfile de elegância e ousadia na semi-final dos “International Emmy Awards” em Portugal

António Casalinho: ninguém o pára

António Casalinho: ninguém o pára

A poesia que sai à rua em Salvador

A poesia que sai à rua em Salvador

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1684

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1684

A Nike está em dificuldades, mas Elliott Hill saiu da reforma para lhe restituir o domínio perdido

A Nike está em dificuldades, mas Elliott Hill saiu da reforma para lhe restituir o domínio perdido

SPC Discovery 3 Pro em teste: Um smartphone económico

SPC Discovery 3 Pro em teste: Um smartphone económico

Pavilhão Julião Sarmento - Quando a arte se confunde com a vida

Pavilhão Julião Sarmento - Quando a arte se confunde com a vida

Sony InZone M10S: Será este o melhor monitor para gaming?

Sony InZone M10S: Será este o melhor monitor para gaming?

CARAS Decoração: a obra de Calatrava numa edição de arte limitada

CARAS Decoração: a obra de Calatrava numa edição de arte limitada

A Sagração da Primavera - Quando a morte é também fonte de vida

A Sagração da Primavera - Quando a morte é também fonte de vida

Pelo menos 128 mortos e 900 feridos entre sexta e sábado nos ataques israelitas ao Irão

Pelo menos 128 mortos e 900 feridos entre sexta e sábado nos ataques israelitas ao Irão

Dor no peito: enfarte, refluxo ou ansiedade?

Dor no peito: enfarte, refluxo ou ansiedade?

7 respostas sobre a síndrome do intestino irritável

7 respostas sobre a síndrome do intestino irritável

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Primeiro contacto: Renault 4 elétrico revela muita funcionalidade e tecnologia

Primeiro contacto: Renault 4 elétrico revela muita funcionalidade e tecnologia

Fátima Lopes e José Esteves Marcos: “É um amor para o resto das nossas vidas”

Fátima Lopes e José Esteves Marcos: “É um amor para o resto das nossas vidas”

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

Vivienne Westwood: Uma exposição no Museu do Design recorda a grande dama

Vivienne Westwood: Uma exposição no Museu do Design recorda a grande dama

Matérias-primas: quatro portugueses entre os 47 projetos estratégicos da UE

Matérias-primas: quatro portugueses entre os 47 projetos estratégicos da UE

Os resultados da cirurgia plástica de Sofia Sousa (e as fotos de como tudo se passou!)

Os resultados da cirurgia plástica de Sofia Sousa (e as fotos de como tudo se passou!)

Moda: Vermelho, a cor que nunca passa despercebida

Moda: Vermelho, a cor que nunca passa despercebida

Carvoaria: O restaurante de Vítor Sobral em que tudo passa pelas brasas

Carvoaria: O restaurante de Vítor Sobral em que tudo passa pelas brasas

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Carregamentos na rede Mobi.E passam pela primeira vez os 700 mil num mês

Carregamentos na rede Mobi.E passam pela primeira vez os 700 mil num mês

Nova loja em Lisboa com charme italiano

Nova loja em Lisboa com charme italiano

Pode a Inteligência Artificial curar o cancro?

Pode a Inteligência Artificial curar o cancro?

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Reveja os melhores momentos da Princesa Leonor a bordo navio-escola Juan Sebastián de Elcano

Reveja os melhores momentos da Princesa Leonor a bordo navio-escola Juan Sebastián de Elcano

Sustentabilidade como pilar de competitividade e reforço do propósito social das empresas

Sustentabilidade como pilar de competitividade e reforço do propósito social das empresas

Vendas da Tesla na Europa estão em queda

Vendas da Tesla na Europa estão em queda

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

Jogo de enganos na exposição

Jogo de enganos na exposição "Camouflage"

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII Remake Intergrade chegam à Xbox

Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII Remake Intergrade chegam à Xbox

Caras conhecidas reunidas em evento

Caras conhecidas reunidas em evento

Cancro: Não é verdade que os tumores são menos

Cancro: Não é verdade que os tumores são menos "agressivos" quando se é mais velho

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos'

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos'

E se os refugiados do clima formos nós?

E se os refugiados do clima formos nós?

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Famosos divertem-se no NOS Primavera Sound

Famosos divertem-se no NOS Primavera Sound

Dia da Criança: 5 sugestões para te divertires

Dia da Criança: 5 sugestões para te divertires

Um século de propaganda na VISÃO História

Um século de propaganda na VISÃO História

Da Varanda ao Jardim: Viva o Exterior com a Nova Coleção JYSK

Da Varanda ao Jardim: Viva o Exterior com a Nova Coleção JYSK

"Se vivermos o suficiente, todos teremos osteoporose"