
Siga os conselhos de Joana Alegrete, médica veterinária no AniCura Aveiro Hospital Veterinário, que recomenda levar seu cão ao veterinário para verificar se está de boa saúde, antes de o levar a treinar consigo.
- Evite as horas de maior calor, entre as 10h e as 16h, para prevenir insolações.
- Leve sempre água fresca e vá oferecendo ao seu cão, para evitar que ele beba água de poças ou riachos e prevenir distúrbios gastrointestinais.
- Garanta que o seu cão tem as vacinas em dia, pois pode entrar em contacto com outros animais. “Em áreas naturais ou parques, os cães podem estar expostos a cobras, insetos e parasitas, que podem representar um perigo para a sua saúde. Por isso, é essencial manter o calendário de vacinas atualizado e utilizar coleiras antiparasitárias ou repelentes apropriados”.
- Cuidado com as patas do seu cão. Prefira terra e relva ao asfalto e areia quando for correr, para evitar queimaduras. Existem botas protetoras para as patas que previnem ferimentos.
- Escolha coleiras ou arnês confortáveis, para que o atrito causado pelo movimento não cause ferimentos na pele do seu cão.
- Se for correr em zonas movimentadas, mantenha o cão preso e tenha atenção às outras pessoas e veículos.
- Fique atenta a sinais de exaustão, como respiração ofegante, língua muito vermelha, coxear ou recusa em continuar.