Já quase toda a gente leu o famosíssimo Harari, o historiador e professor que nos explicou (pelo menos a nós mortais que não somos estudiosos do assunto) como é que os humanos se tornaram aquilo que são, porque é que os lobos podem ter alcateias de 20 mas os homens podem reunir milhões, o poder das ficções (sem esquecer que o dinheiro e a religião são ficções), o perigo da inteligência artificial, e os desafios do próximo milénio. Agora, em ‘Indomáveis – O mundo é um lugar injusto‘ as suas ‘teorias’ são explicadas aos mais novos (digamos assim) de forma mais curta mas que não deixa de ser divertida e informativa.
A pergunta principal do livro é não só atual como pertinente, seja para que idade for: o que é que aconteceu há 10.000 anos que retirou o poder a milhões de humanos e permitiu que algumas pessoas governassem todas as outras?
Há um parágrafo que resume a questão:
“Para ti pode parecer evidente que um humano possa possuir palmares de tâmaras, campos de trigo e rebanhos de ovelhas, mas a verdade é que isso é muito estranho. Como pode um ser humano possuir outro? As abelhas não possuem as flores, as pulgas não possuem os cães, as chitas não possuem as zebras”.
Esta é então a história de como começámos a controlar o resto dos animais, e a controlar também os outros humanos. E a questão do poder hoje tornou-se particularmente atual. Mas aqui não se ensina História: conta-se histórias. A história de como descobrimos o trigo, porque começámos a plantar sementes, como inventámos os deuses, como nasceram as guerras, a escravatura e os burocratas mas também a matemática, a escrita, a poesia e a escola.
Não é um resumo de ‘Sapiens’, mas uma espécie de recontar, através de pequenas histórias encenadas. Aqui encontramos ‘especialistas em espíritos’, o Osso Coletor, a Caveira Agrícola, a secretária do rei, a poetisa famosa.
Claro que quando se diz que o livro é para mais novos, depreende-se que não se vai pô-lo as mãos de uma criança de 7 anos. Aliás, é um bom livro para todos nós, adultos, tenhamos a idade que tivermos. Portanto, leia-o e discuta-o em família, ou compre para si e tire partido da sua graça, da sua pertinência, dos seus ensinamentos.
Afinal, porque é que milhares de pessoas concordaram em obedecer apenas a algumas? É uma boa pergunta.
Indomáveis – O mundo é um lugar injusto, Yuval Noah Harari, il. de Ticard Zaplana Ruiz, Ed. Booksmile, E14,99