A Assembleia da República promoveu a iniciativa O PODER DA MODA – contra o cancro, no átrio exterior do Palácio de S. Bento.
Esta iniciativa foi dedicada a todas as portuguesas que têm ou tiveram cancro. O objectivo é a criação de acessórios de cabeça concebidos para aquelas cujos tratamentos impliquem queda de cabelo, mas que podem ser usados por todas as mulheres, enquanto acessórios de moda, símbolos de uma luta e gesto de solidariedade.
Dez criadores de moda portugueses – Ana Salazar, Fátima Lopes, Filipe Faísca, José António Tenente, Júlio Torcato, Katty Xiomara, Manuel Alves e J. M. Gonçalves, Nuno Baltazar, Rita Bonaparte e Storytailors – aceitaram o desafio de criarem um conjunto de acessórios de cabeça que, para além da utilidade e conforto que trarão às mulheres vítimas desta doença, venham a ficar disponíveis para aquisição nos circuitos habituais da moda e da área da saúde.
O projecto O PODER DA MODA – contra o cancro, cuja proposta partiu da Comissão Parlamentar de Saúde, tem o alto patrocínio da Assembleia da República e tem como parceiros o Alto-Comissariado da Saúde, a Associação ModaLisboa, o Portugal Fashion e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Foram igualmente envolvidas Organizações Não-Governamentais ligadas à causa do cancro da mama, nomeadamente a Associação Laço, a Europa Donna – Portugal e o Movimento Vencer e Viver.
O compromisso de criação e comercialização dos acessórios de cabeça será objecto de um protocolo a ser assinado entre o Alto-Comissariado da Saúde, Associação ModaLisboa e o Portugal Fashion, antes do início do desfile.