Uma das coisas que a Marta faz é ‘adivinhar’ o que vai usar na próxima estação. Como faz isso?
Observar, observar, observar… reter e saber estruturar o que se viu para poder trabalhar e utilizá-lo. Desde feiras de joalharia, revista de moda, exposições, mercados tradicionais, e sobretudo nas viagens.
O que se vai usar esta estação?
O ouro amarelo predomina sobre o branco, em conjunto com diamantes e outras pedras preciosas. Usam-se muito as formas ovais, circulares, as lágrimas, as figuras animais, as flores, os laços. Os brilhos continuam em alta, as pérolas, o bronze e o titânio estão aí para ficar. Em relação a cores, o púrpura é o tom mais in, mais que o castanho, azul claro, rosa e amarelo pálido mas também as combinações preto e branco, preto e verde.
O que querem as mulheres numa joia?
Atualmente, as mulheres procuram joias com uma certa presença, grandes e bastante coloridas.
E que tipo de joias preferem os homens?
Os homens são mais discretos, querem um complemento para dar um toque ao seu look mas que não se veja muito. O aço é o material que preferem hoje em dia.
Quando os homens compram uma joia para uma mulher, têm os mesmo critérios que as mulheres quando compram joias para elas próprias?
Eu diria que um homem quando procura uma joia para oferecer tem dois tipos de comportamento: ou ele sabe o que a mulher quer porque, de alguma maneira ela já lhe disse, quer seja através de uma catálogo, na Net ou na montra da loja; ou então pede ajuda às assistentes na loja.
Como é que sabe que uma joia vai ter sucesso?
Na realidade é mais fácil prever o êxito de uma coleção quando é de estilo clássico. Dentro da joalharia-moda, que é mais o meu departamento, é mais difícil fazer esse tipo de previsão porque há muito fatores que não se pode controlar. Ainda assim, há alguns ‘ingredientes’ a ter em conta e que podem ajudar: histórico de vendas, ou seja, analisar as vendas de coleções anteriores e concluir qual a razão do seu êxito; acertar na cor; posicionar a coleção com um preço correto; ter um bom merchandising
As mulheres espanholas têm um gosto diferente das portuguesas?
Há uma certa semelhança entre ambas na hora de escolher joias. Embora, surpreendentemente, penso que a mulher portuguesa é mais destemida, mais ousada, pelo menos é essa a experiencia que eu tenho.
Que joia que é a imagem de marca da Oro Vivo? E quais os valores?
A nossa marca oferece um vasto leque de produtos muito diferenciados. Desde os Clássicos essenciais, indispensáveis, como os solitários, alianças, coleções de diamantes para ocasiões especiais… até produtos mais fashion – coleções exclusivas que seguem as tendências mais arrojadas a nível de forma e cor. Em termos de preços temos joias desde os €15 até aos €2000, €3000. Não há limite, o cliente é que decide.
Qual é a sua joia favorita para esta estação?
Um anel de prata de estilo bizantino da nossa coleção outono-inverno 2010
Qual o designer que gostaria que a Oro Vivo completasse o look nos desfiles?
Stefan Webster
Quando quer comprar uma joia quais são as características que procura?
Originalidade e cor.
O que a inspira:
Música: Najwa Nimri
Filme: Maria Antonieta de Sofía Coppola, um prazer para a vista
Cidade:Paris e Berlin
Pessoa: Há várias: Laura Ponte, uma modelo espanhola que tem um estilo retro-vintage fantástico e a atriz e modelo Diane Kruger.
** Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico **
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