
© Rui Vasco | Arquivo Modalisboa
O filme ‘Orlando’ (1992), que mostra a viagem de um nobre inglês ao longo de 400 anos de vida, ora homem, ora mulher, foi a fonte de inpiração de Nuno Baltazar para a coleção do próximo inverno.
Nuno Baltazar apresentou propostas que espelham uma dicotomia entre o feminino e o masculino, o justo e o oversized, numa oscilação de modelos sofisticados e descontraídos. Nesta procura de identidade surgem vestidos românticos ou calças trendy que vêm provar que nos mais variados looks pode existir uma essência Baltazar.
As golas de grande dimensão, os trabalhos nos ombros, mangas e pregas são alguns dos detalhes imprescindiveis para criar peças quotidianas bem sofisticadas.
Estruturas compactas de lãs conjugadas com boclées (texturas menos regulares nas criações de Baltazar), os tecidos quentes de astracane e a viscose foram alguns dos materiais escolhidos pelo designer que não dispensou a delicadeza das sedas, outro dos seus materiais de eleição.
Na passarela da Moda Lisboa a paleta cromática de Nuno Baltazar variou entre a elegância dos pretos, caramelo e musgo e as cores que prometem iluminar o inverno: fúcsia e verde esmeralda.
Os acessórios apresentados reforçam o carácter depurado e masculino da coleção com botins clutches e cintos em peles clássicas em preto e caramelo, sempre acompanhados pelos óculos espelhados fruto da segunda edição da linha de eyewear do criador.
Para Nuno Baltazar design e corte são dois conceitos indissociáveis na moda actual. “O design está errado se o corte não funciona. O que realmente marca a diferença é trabalhar as coleções como um todo sem nunca esquecer para quem se dirige o que desenhamos. O que verdadeiramente valorizo são as mulheres e as histórias visuais que construo para elas”, revelou o estilista.