Quando usado de forma adequada, o guarda-roupa pode funcionar como arma para triunfar no meio profissional. Eis algumas regras de ouro para o conseguir:
– Uma regra básica para escolher a melhor roupa para ir trabalhar é lembrar que o que deve chamar atenção é o seu trabalho e não o seu corpo. O importante é manter o estilo e a elegância, por isso deixe os grandes decotes para outras ocasiões.
– Sinta-se confortável. Aquilo que usamos e a nossa segurança relativamente ao guarda-roupa que escolhemos, tem um impacto grande sobre a confiança no local de trabalho. Peças apertadas e calçado desconfortável, ainda que sejam muito elegantes, não vão fazer maravilhas pela sua concentração.
– Se usar uma peça mais decotada, não conjugue com uma minissaia e vice-versa.
– Vista-se consoante as regras e a cultura da empresa onde trabalha. Pode parecer injusto e até preconceituoso mas vestir fora dos parâmetros estabelecidos não vai agradar o seu chefe. Normalmente, nos trabalhos mais criativos, de ambiente mais informal, as regras são mais flexíveis e abertas à livre expressão do seu estilo pessoal ou a looks mais casuais.
– Nunca mostre a barriga. Vista blusas com o comprimento suficiente e não escolha calças com cintura demasiado baixa.
– Atenção à lingerie: certifique-se que as alças do sutiã não estão visíveis e que estão bem ‘camufladas’ pela roupa, mesmo no verão e com peças de manga cava.
– Não use transparências sem uma base por baixo – um top da mesma cor da blusa, por exemplo. Sabemos que é uma das tendências da estação mas, em ambiente profissional, deve ser evitado.
– Guarde as peças curtas para o fim de semana. Nas saias, o comprimento ideal é alguns centímetros acima do joelho.
– Chinelos, só na praia. E, a menos que trabalhe num ambiente informal e mais criativo, as sapatilhas são perfeitas, mas para o ginásio. Para trabalhar, opte por uns sapatos confortáveis, rasos ou com salto.
– Não use estilos muito exuberantes. Pode até ser uma gótica de alma e coração mas há sempre peças mais sóbrias dentro de cada estilo, que podem ser perfeitamente adaptáveis a um ambiente de trabalho, sem que perca a sua individualidade.
– Deixe as peças muito justas para o fim de semana. Vestidos ou saias coladas ao corpo são apostas mais indicadas para sair à noite. Opte por looks mais sóbrios.
– Mantenha a discrição nas festas da empresa. Pode ser uma ocasião especial, mas lembre-se que no dia seguinte volta à rotina; os colegas e chefe de trabalho continuam a ser os mesmos…
– Os acessórios podem
fazer a diferença no look. Acessórios elegantes e de boa qualidade valorizam
qualquer look. Sapatos e carteiras de boa qualidade dão uma
mais-valia ao seu look profissional e, em alguns casos, funcionam quase como um
amuleto de poder. Mantenha-se longe de falsificações de marcas conhecidas; é preferível
um modelo discreto e mais acessível.
Na bijuteria, lembra-se da regra de Coco Chanel: quando estiver em dúvida, tire
sempre o último acessório que colocou. Um maxi-colar pode ajudar a animar um
look básico. E não use tudo ao mesmo tempo – colar, pulseira, brincos e anéis.
Os indispensáveis no guarda-roupa profissional feminino:
– calças
– blazers
– saias lápis
– Camisa branca
– blusas de seda
– cardigans simples
– sapatos de salto alto
– carteira estruturada