![451235792.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/10237485451235792.jpg)
Andrew Toth
Mas como vulgaridade e elegância jamais andarão juntas, quando se trata de chamar a atenção para a parte inferior do corpo é preciso algum cuidado e sobretudo, muita atenção às proporções. A ideia será sempre alongar a figura, jamais atarracá-la: a moda das pernas roliças enfiadas em roupa justíssima, estilo Nicki Minaj, Kardashian e por aí fora, pode estar na berra, pode ter acabado com a ditadura exagerada das pernas de alicate, mas nunca será elegante nem para tomar ao pé da letra.
Como então, conseguir o desejado meio termo? Aqui ficam algumas dicas para usar de forma sensata três “mostradores de pernas” – as cuissardes, a mini saia e os calções.
Mini saia:
– Exige pernas esguias q.b.
– Se não consegue inclinar-se ou dobrar-se sem mostrar mais do que deve, troque de saia; uma maneira de evitar esse aborrecimento é assegurar, na hora da compra, que a saia ou vestido é ligeiramente mais comprido atrás – um cuidado que as marcas mais acessíveis às vezes esquecem!
– Escolha sempre uma saia cuja bainha termine na parte mais magra da perna; se isso implica usá-la bastante acima do joelho, reserve-a para o Inverno, combinada com collants opacos.
– Não abuse dos saltos altos: além de parecerem vulgares, vão forçar os músculos e fazer a perna parecer mais larga do que é na realidade. Quem tem pernas altas e magras pode mesmo optar por sapatos rasos (loafers, botas acima do joelho, botins, sabrinas ou oxford shoes); se pretende ganhar altura, um salto médio ou um compensado ligeiro fazem o truque sem deixar o visual demasiado provocante.
– Brinque com camadas ou aposte em decotes fechados, casacos com algum volume e blazers, para um visual preppy (a.k.a, betinho) que desconstrói o ar demasiado sexy e acresccenta o chic necessário.
– Se tem pernas torneadas, fuja dos modelos justos ao corpo.
– Em situações formais, evite os modelos extra curtos:um palmo acima do joelho já é risqué que chegue.
Calções
– Em termos de fisionomia, vale o mesmo que foi dito em relação à mini saia: pernas mais fortes exigem duplas cautelas.
– Shorts prestam-se sobretudo a ocasiões casuais.
– Os modelos mais democráticos são os ligeiramente largos na perna e de cintura subida;
– Tal como na mini saia, assegure-se de que a bainha termina na parte mais esguia das pernas (a não ser que sejam exageradamente magras e pretenda ganhar algum volume).
– Se os quer usar com botas ou cuissardes, opte por collants da mesma cor: não só evitará banalizar o visual como as pernas parecerão mais elegantes e compridas.
– Fuja do calçado com brilho e aplicações: os shorts já têm impacto suficiente.
– De novo, acrescente volume na parte de cima, ou opte por tops simples: t-shirts ou camisas brancas de manga comprida, sweatshirts largas (que podem ter aplicações) blazers de colegial, ponchos, capinhas, canadianas (que dependendo do frio, podem cobrir ou não as pernas) ou sobretudos fofos são boas opções para jogar com as camadas…e estar quentinha! Tiritar de frio tira a graça a qualquer toilette e é um atestado de pinderiquice do tipo “quero tanto dar nas vistas que não trouxe casaco”. Lembre-se sempre do moderno ditado”só há três criaturas que não sentem frio: os pinguins, os ursos polares e as serigaitas”.
– No calçado, aplicam-se as mesmas linhas de orientação da mini saia.