O Páteo da Galé emocionou-se em março ao ver
nove meninas (das quais oito estão em tratamento no IPO de Lisboa) desfilar na mais recente coleção de
Filipe Faísca, no último dia da
ModaLisboa.
Uma ação entre a Fundação Rui Osório de Castro, instituição de solidariedade social sem fins lucrativos que apoia a oncologia pediátrica nas áreas da informação e da investigação científica, e o designer, sendo que 30% das vendas revertem para a fundação em causa.
Pela mão de nove modelos conceituadas, as nove meninas encerraram, confiantes, o desfile do criador, que apresentou a sua nova coleção intitulada ‘
Darling‘ que, muito mais do que uma referência de moda, pretende ser uma chamada de atenção para amarmos a vida e para a forma como encaramos o amor. Com um conceito que se baseia em Romey Ashley – ‘
Tens sobrevivido a tudo na vida, quem te vai impedir de te tornares mais forte e seres tu próprio? NINGUÉM, deixa-te ir!‘ – as nove meninas desfilaram vaidosas com os vestidos feitos à medida e o padrão que refletia as suas próprias ilustrações da versão do amor (no vídeo a partir do minuto 15’38s).
Para além dos padrões únicos desenhados pelas nove meninas, na coleção, inspirada em silhuetas dos anos 60 e 70, destacam-se o azul indigo e o laranja pela força dos seus blocos de cor, numa paleta que o criador queria que fosse de facto vibrante, mas que também conta com o preto e branco.
A plateia aplaudiu emocionada a um dos desfiles mais marcantes do criador, que contou com a especial presença de Sofia Aparício.
No backstage, as meninas mostraram-se muito alegres e felizes nos seus vestidos. Todas estavam muito orgulhosas dos desenhos que criaram e que Filipe Faísca estampou nos têxteis para a nova coleção e nenhuma se coibiu de indicar às modelos quais as suas ilustrações.
Para ver todas as fotografias do desfile e da coleção, basta clicar
aqui.