Rodarte deu o mote de saída para a introdução da temática Star Wars na moda mundial. A casa de moda criou uma coleção de vestidos inspirados na saga, mas não foi a única: a designer Diane Von Furstenberg e a Rag & Bone também foram encontrar no universo criado por George Lucas ideias para as suas propostas.
O filme já carrega dentro dele muitos apontamentos da moda atual: o esquema de cores da Resistência é inspirado nos rascunhos de Rick Owens e a roupa do vilão, Kylo Ren, no trabalho do estilista japonês Yohji Yamamoto, justificando assim a relação do filme com o mundo da moda.
A estreia de ‘Star Wars: O Despertar da Força’ também parece estratégica, uma vez que é nesta altura que os estilistas começam a pensar nas coleções para o próximo ano e, dado o sucesso à volta da saga, coleções inspiradas na temática são passíveis de grande influência nas fashionistas seguidoras de tendências. Lupita Nyong’o, atriz que também participa no filme, é adepta das tendências Star Wars. Na antestreia do filme em Los Angeles, usou um vestido brilhante Alexandre Vauthier numa clara alusão ao estilo galático.
O que podemos esperar ver em 2016? Tons de castanho, jumpsuits em versão fato, cabedal e pele, kimonos, sedas, pregas e muitos brilhos, fruto de grande influência espacial e galática, com muitos looks abstratos, mas que poderão ser previsíveis para os consumidores de tendências.