Às 10 da manhã de hoje algumas lojas abriram cheias de peças para aproveitar os dias de verão, a preços mais baixos. As tentações são muitas: a Zara começa com saldos até 30%. Mas há mais: a Massimo Dutti, Pull & Bear, Bershka, Stradivarius, Oysho e Lefties abrem com saldos até aos 50%. Na H&M as promoções já tinham começado, assim como na Mango com descontos até 50%. Na Uterque podemos encontrar promoções até menos 40%, assim como na Zara Home.
Se antes existia uma época tradicional de saldos, agora as lojas podem antecipar e escolher as datas. O que muda? Parece que desta vez o início do saldos coincide com a chegada do verão em pleno. Por isso, se até agora ainda não estava a fugir dos calções e dos vestidos mais frescos, então chegou o momento. Mas atenção, antes de comprar siga estas dicas:
-Invista em básicos: É obvio, mas nunca é demais relembrar. As calças pretas, os blazers e as camisas mais simples são investimentos que a vão acompanhar durante todo o ano e que podem resultar em muitos looks diferentes. O melhor é ter em conta o factor preço e qualidade. Já que os preços baixaram é o momento para investir em peças que se destacam pela qualidade os materiais.
-Avaliar necessidades: É o um processo chato, mas necessário antes de entrar no shopping em euforia e comprar tudo o que vê, sem pensar bem sobre o que realmente precisa. Perca algum tempo a olhar para o guarda roupa e a analisar que peças são essenciais e que tipo de peças já tem em muita quantidade.
-Treino para os saldos: Antes de sair de casa abra as apps de algumas lojas ou consulte os site para começar a perceber que oportunidades vai encontrar. É uma espécie de primeira triagem, para definir o que quer e começar a analisar os preços.
-Compre online: Se não gosta da confusão e das filas intermináveis dos primeiros dias de saldos faça tudo sem sair de casa. Até porque muitas vezes online é possível encontrar peças e tamanhos que nunca chegam às lojas. Se não gostar, pode trocar ou devolver.
-Atenção aos tamanhos: Nenhum preço baixo justifica comprar uma peça que não é do seu tamanho. Não vale a pena comprar um vestido grande para depois ter que o arranjar (normalmente não compensa), ou uma saia apertada que nunca vai usar. Antes de comprar verifique sempre o tamanho .
-Guarde os talões: na euforia, na confusão de sacos e no meio dos mil papeis que tem na carteira é muito fácil perder os talões do que comprou. Se não tem tempo (ou paciência) para experimentar peças na loja, guarde o talão, é indispensável para conseguir trocar ou até devolver o dinheiro.
-A pressa é inimiga da perfeição (e dos saldos!): Para aproveitar os saldos da melhor forma, encontrar achados e não perder oportunidades, não pode estar com o tempo contado. A confusão instala-se nas lojas, as filas são enormes e não é fácil encontrar o que queremos no meio de tanta roupa. Tudo factores que nos fazem perder o triplo do tempo! Por isso, vá com calma!