Chegou a Portugal em 2017, está a preparar a expansão de lojas pelo nosso país, mas a verdade é que já tem uma história de 40 anos. A Kiabi é uma marca francesa que tem como missão levar a alegria aos seus clientes através das suas roupas a preços low cost. Com tal lema, esperava-se uma festa de aniversário divertida e com os olhos postos no futuro. E foi isso mesmo que aconteceu. A Activa esteve em Paris para os festejos da marca e conversou com alguns dos principais responsáveis pelo sucesso da Kiabi.
A cor foi a palavra de ordem neste dia de festa. À entrada do espaço que recebeu o evento, os convidados foram recebidos por um expositor com as sweatshirts coloridas que marcam este aniversário e que estão disponíveis nas lojas. Nos mais variados tons e em modelos para a toda a família, têm a seguinte mensagem escrita em diferentes línguas: “A felicidade fica-me tão bem”. Este acaba por ser também o mote para esta celebração, onde não faltam jogos, ofertas, doces tradicionais parisienses e um vislumbre das apostas para as próximas coleções.
Durante os festejos, conversámos com Nicolas Hennon, o diretor geral da Kiabi, que não escondia o orgulho pelo sucesso da marca. “Esta festa é muito importante. Estamos a celebrar a fidelização dos nossos clientes e também colaboradores. São 40 anos de confiança, amor, aventura e de troca de momentos de felicidade”, começou por dizer, entusiasmado com os desafios do futuro. “Não queremos apenas crescer enquanto empresa, mas também atingir alguns eixos estratégicos, especialmente na parte da ecologia, e continuar a conciliar a questão da qualidade-preço”, explicou Nicolas Hennon, determinado em continuar em ir de encontro às exigências dos clientes.
Nicolas Hennon mencionou ainda a importância da chegada da Kiabi a ao nosso país. “É muito importante. É um novo mercado, permite-nos desenvolver ainda mais a marca na Europa. Além disso, Portugal tem uma cultura muito centrada na família, e para nós isso é o mais importante, Nós queremos dirigir-nos às famílias. Não há como não estar em Portugal”.
Tivemos oportunidade de ouvir o lado mais imaginativo ao falarmos com Alexandre Pesty, diretor criativo. “Queremos que os nosso clientes transmitam felicidade. Para isso o nosso foco é, em primeiro lugar, a cor, e depois o grafismo. Trabalhamos em conjunto com o nosso laboratório de tendências”, explica, salientando o facto de dirigir uma equipa de 56 estilistas, que desenham os padrões exclusivos, definem as paletes de cor, as texturas, cortes e tecidos. Um trabalho que é feito de forma igual para os países onde a Kiabi está presente. Para este inverno, Alexandre destaca que as tendências são “os padrões de quadrados, os anos noventa, o veludo, e a nova burguesia”.
Quisemos saber qual era o maior desafio que Alexandre Pesty sentia no seu trabalho. A resposta foi rápida: “Unir a criatividade aos pequenos preços. Tenho liberdade para criar e propor ideias novas, mas o desafio é fazer com que isso respeite a prática de preços acessíveis ao cliente, É um exercício enriquecedor”. Atualmente, no seu papel de diretor criativo, tem ainda em mãos a missão de aliar tudo isto á sustentabilidade, exigência feita devido à maior preocupação com o ambiente. “Este ano, pela primeira, tivemos uma coleção de T-shirts em 100% de algodão bio. Foi o início para nós, mas cada vez mais estamos a implementar novas técnicas que protejam o planeta, quer seja nos materiais, na poupança de água ou na diminuição de plástico das embalagens”, explica, com exemplos, revelando que está a ser traçado um projeto para que tal chegue a todas as coleções até 2020, levando a Kiabi a tornar-se reconhecida também por esta característica.
Encontrámos ainda Isabel Azevedo, country manager da marca em Portugal. Em conversa, recordamos que a Kiabi conta com um espaço no Fórum Sintra, em Sintra, e um outro no MAR Shopping Matosinhos, em Matosinhos. Contudo, estão para chegar novas lojas, sendo que a próxima inaguração irá acontecer no dia 15 de novembro no Dolce Vita Tejo. “Vai ocupar um espaço de 2000 m2”, revelou-nos, explicando que foi necessário esperar para que surgisse uma superfície com o tamanho adequado às exigências da Kiabi, que procura ter sempre espaços amplos para as suas coleções. “Este será mais um passo na estratégia de expansão da Kiabi. Estamos satisfeitos com a evolução da marca deu no País, os nossos clientes reconhecem-nos e continuam a pedir novas aberturas. Há uma boa recetividade do nosso conceito de moda francesa acessível a todas as famílias”, assegura.