O palacete que vive na Avenida da Liberdade, 193, em Lisboa, ganhou uma nova vida. É aqui a nova concept store da Massimo Dutti, que enfrentou o desafio de redesenhar um edifício histórico de uma cidade para transmitir os seus valores, através das suas coleções e do espaço que as alberga. Para cumprir esse objetivo, contou com a colaboração do Estudio Lázaro Rosa-Violán, responsável pelo projeto de design de interiores. Cada divisão foi concebida de forma individual, respeitando uma linha estética ditada pelo decorador-arquiteto Lázaro Rosa-Violán e integrada no espírito da marca. Resultado: um ambiente moderno, eclético e acolhedor, que permite uma multiplicidade de experiências à medida que se percorrem as diversas salas.
Já a iluminação ficou a cargo do estúdio Anoche Iluminación Arquitectónica e o projeto de paisagismo de Jesús Moraime, paisagista espanhol que interveio na nova flagship da Massimo Dutti em Lisboa com dois objetivos: aproximar o cidadão lisboeta do mundo botânico e integrar diferentes ideias funcionais e decorativas na sua intervenção.
A loja conta com três pisos abertos ao público. No piso -1, podemos encontrar uma parte da Coleção Women; a nova coleção de perfumaria Massimo Dutti Scents Collection, situada numa antiga cozinha da casa, e ainda uma zona de provadores virtuais. O piso 0, ou piso térreo, encontra-se ocupado pela Colecção Women e a Coleção Men está situada no piso 1, com áreas específicas dedicadas às diferentes coleções e a área exclusiva de Personal Tailoring. No mesmo piso existe uma zona para acessórios na antiga torre da casa, e uma livraria na área de caixas, dedicada à exposição e venda de uma coleção de livros sobre moda e design, em colaboração com a editora alemã, Taschen.
Algumas das propostas tecnológicas que merecem maior destaque na loja são, por exemplo, o Magic Mirror. Trata-se de um espelho inteligente com o qual podemos interagir de várias formas, como selecionar o que queremos ver e inspirar-nos nas últimas coleções ou navegar pelos lookbooks da marca. Graças à tecnologia RFID, aproximando a peça do espelho, é possível aceder à informação de qualquer artigo como o tamanho, cor, composição. O código de barras também é apresentado para que seja possível lê-lo através da app e adicioná-lo ao cesto de compras.
Mas as inovações não se ficam por aqui. Encontram-se neste espaço provadores interactivos: quando chegamos ao provador, a informação sobre as peças é automaticamente digitalizada e exibida no ecrã do provador. Através de ecrãs táteis localizados nos provadores, podemos consultar os dados sobre as peças escolhidas ou solicitar um tamanho diferente. Os ecrãs dispõem da tecnologia Visual Search que sugere peças complementares ou substitutas das peças selecionadas.
Por outro lado, através do Scan & Shop é possível localizar os produtos que pretendemos na loja e, a partir da app da marca, digitalizar toda a informação sobre os mesmos e, comprar online com entrega no local mais conveniente. O Click & Collect: permite reservar artigos, a partir da app da marca e levantá-los na loja pretendida. Todos os funcionários contam com dispositivos móveis para que, caso a peça não esteja disponível na loja, seja possível adquiri-la online a partir da própria loja e receber o pedido em 48 h na mesma loja ou na morada pretendida.
HORÁRIO LOJA Todos os dias, entre as 10h e as 20h. MASSIMO DUTTI