É impossível pensar na Cata Vassalo sem imaginar peças de joalharia delicadas e femininas, únicas e singulares como as próprias flores que têm, desde o início, inspirado as criações da marca portuguesa, que trouxe os toucados para o universo da moda como nenhuma criadora portuguesa antes. Em 2022, a joalheira quer ir mais longe – o que, neste caso, significa voltar-se para dentro. Este ano é sobre a alma e a identidade das pessoas que compõem a marca, incluindo a sua fundadora. É com esse mote que chega Catarina, uma linha composta por três brincos e um signature ring, simbolicamente lançada a 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres.
Para Catarina, o todo é sempre maior do que a soma das partes. “Como numa fórmula matemática, são os sinais que definem e tornam possíveis as ligações entre cada uma das dimensões da alma Cata Vassalo”, diz. Ora esta alma é a alma da fundadora, da sua história, das memórias que guarda desde que era pequenina e vendia colares na praia, sem poder imaginar que o seu hobby se tornaria vocação. É a alma das experiências que a formaram, que a marcaram, que a fizeram crescer e ser quem é hoje. Mas também é a alma da sua equipa, do esforço e dedicação de quem está ao seu lado todos os dias. É a alma das clientes fiéis que acreditaram no projeto desde o primeiro dia. É a alma dos fornecedores, fotógrafos, maquilhadoras e criativos que foram deixando um pouco de si na história da Cata Vassalo.
As peças desta coleção foram desenhadas recorrendo a elementos naturais na marca, como as flores que já marcaram outras peças Cata Vassalo. Agora, surgem em brincos e anéis com componentes inesperadas, como o leão. “O leão tem duplo significado: representa o poder feminino que quero sempre colocar em tudo o que faço, mas também simboliza o brasão de uma família, a Cata Vassalo”, acrescenta a joalheira.
Da sua personalidade, a criadora transportou para a marca o respeito e a admiração pelas mulheres e pelo poder inerente à sua individualidade; a inspiração que retira da natureza e que está em constante evolução; a emotividade por um lado e o pragmatismo por outro. “Tudo isto são traços que me caracterizam e que também caracterizam a Cata Vassalo”, confessa. Catarina é o primeiro passo da coleção que vai marcar a primavera na Cata Vassalo. Aqui, a fundadora surge como a primeira figura, que abre caminho para as inúmeras pessoas que compõem o projeto, a quem quer dar palco. São aquelas a quem chama as suas flores desconhecidas.
No universo Cata Vassalo, as flores sempre inspiraram as criações da joalheira. Num ano em que a marca se volta para dentro, Catarina encontrou nas mulheres à sua volta um novo ímpeto criativo, que transportou para peças de joalharia com contornos de flores desconhecidas: a flor da ervilha, a flor da malagueta e a flor do alho. São metáforas para as mulheres que a acompanham nos bastidores, que ajudam a elevar a marca por trás dos holofotes e das câmaras. Esta primavera, tais como as flores desconhecidas, vão ganhar um palco na Cata Vassalo.
CATARINA
A coleção Catarina é composta por três brincos: Cata (88€)– um modelo de brinco grande – e ME, cujo nome foi formado pelas iniciais de Mia e Emma, as filhas da criadora, que está disponível em duas versões, uma maior (Me – 69€) e outra mais pequena (Mini Me -41€). A estas propostas junta-se ainda um signature ring (67€), também ele batizado com o nome Cata.
Todas as peças da coleção Catarina estão à venda desde 8 de março na loja online da Cata Vassalo.
Loja online: https://www.catavassalo.com/
Instagram: https://www.instagram.com/catavassalo/